Notícia no detalhe
Formatura dos alunos dos cursos de Inclusão Produtiva
Por: Verônica Nascimento -
Foto: Gerson Gomes - 20/12/2013 - 00:47:21
A formatura dos alunos dos cursos de Inclusão Produtiva da Secretaria da Família e Assistência Social (SMFAS) aconteceu nesta quinta-feira (19). O evento, realizado no auditório do Palácio da Cultura, contou com a apresentação do grupo de dança do Lar Fabiano de Cristo, com jovens que participam de projetos em parceria com a secretaria, e da cantora Maria Fernanda.
O secretário Geraldo Venâncio compôs a mesa de abertura, juntamente com o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos; a diretora de Programas e Projetos, Irecy Damasceno; e a chefe da Padaria Escola da SMFAS, Maria Marta.
Marinês Azevedo de Souza, que concluiu o curso de cabeleireira, foi a oradora. “Agradeço à Prefeitura e a todos da Secretaria da Família e Assistência Social, em nome de todos os usuários da Inclusão Produtiva, pela oportunidade que nos dão, não só de conseguir ter uma profissão, mas possibilitar, a todos nós, uma nova perspectiva de vida. Os nossos instrutores dos cursos são mais do que instrutores, são instrumentos de transformação de vidas”, disse a usuária, emocionada.
A representante das artesãs da Economia Solidária, Simone Carvalho, destacou a importância da integração com os usuários da Inclusão Produtiva. “Agora é um só programa, que está permitindo que todos trabalhem juntos”.
A artesã da Inclusão Produtiva, Arlene José, complementou: “Um exemplo é a ItinerArte, a feira itinerante de artesanato, que foi do dia 3 a 19 de dezembro. Vendemos muito, tivemos várias encomendas e trabalhamos até de madrugada para dar conta de ter produtos para as pessoas comprarem antes do Natal”, disse a artesã de 65 anos.
- Mais importante do que um certificado para estes alunos é aprender algo que eles podem reverter em benefício próprio e da família. Este sempre foi o objetivo da prefeita Rosinha Garotinho: ver as pessoas aprendendo, produzindo e conseguindo renda – disse o superintendente de Igualdade Racial.
Segundo o secretário Geraldo Venâncio, sabendo que para cursos de capacitação são necessárias as vagas de empregos formais, a prefeita também se preocupou em criar cursos de geração de renda, para beneficiar especialmente as mulheres, chefes de famílias ou as que cuidam da casa e dos filhos e não têm horário para trabalhar fora. “Com estes cursos de Inclusão Produtiva, elas passam a produzir e aumentam a renda familiar, sem depender de um emprego formal. Temos casos de usuários que abriram seu próprio negócio”, destacou.
- Esperamos que todos tenham um feliz Natal e um 2014 de boas e novas realizações, incrementadas pelos cursos que vocês concluíram - disse o secretário, que entregou os certificados aos alunos acompanhado da subsecretária Giselda Leão e dos instrutores do Inclusão Produtiva.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18