Notícia no detalhe
Fórum reúne sociedade civil e representantes do governo
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), o XIII Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no mini auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC). O evento teve como tema “O Papel dos Conselhos e dos Conselheiros de Direitos para o Fortalecimento do Controle Social” e contou com a presença de diversas entidades do município, que participaram da escolha da representação da sociedade civil organizada, que irá compor o Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) no biênio 2014/2015.
O atual presidente do Conselho, Renato Gonçalves, iniciou o Fórum enumerando os avanços da gestão e agradecendo a participação governamental ativa nos últimos anos, além da participação dos conselheiros. Em seguida, a professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Juliana Mendes, ministrou palestra que tratou de temas relacionados ao controle social, influencia sobre gestão pública e reconhecimento do conselho como espaço deliberativo, controle do Fundo Municipal da Infância e da Juventude, otimização das ações, capacitação dos conselheiros, infraestrutura e equipe técnica, além de operacionalização e desafios para consolidar o órgão.
Posteriormente, as 22 entidades não governamentais presentes participaram da votação que elegeu as 16 representações - oito titulares e oito suplentes - que farão parte do Conselho nos próximos dois anos. A Federação das Associações de Moradores e Amigos de Campos (Famac), UFF, Associação Evangélica de Campos (AEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Proteção e Orientação dos Excepcionais (APOE), Centro Juvenil, Lar Fabiano e a AMPAV foram eleitas as entidades titulares. Já o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Comunidade Evangélica Presbiteriana, Sindicado Estadual Profissionais da Educação (Sepe), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Educandário São José Operário, Obra do Salvador, Santa Casa e o Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF) foram eleitos suplentes.
De acordo com Renato, como o Conselho é paritário e a atual presidência é de um representante da Sociedade Civil Organizada, no próximo biênio, 2014/2015, o governo deverá eleger o novo presidente do CMPDCA.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















