Notícia no detalhe
Fórum reúne sociedade civil e representantes do governo
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), o XIII Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no mini auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC). O evento teve como tema “O Papel dos Conselhos e dos Conselheiros de Direitos para o Fortalecimento do Controle Social” e contou com a presença de diversas entidades do município, que participaram da escolha da representação da sociedade civil organizada, que irá compor o Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) no biênio 2014/2015.
O atual presidente do Conselho, Renato Gonçalves, iniciou o Fórum enumerando os avanços da gestão e agradecendo a participação governamental ativa nos últimos anos, além da participação dos conselheiros. Em seguida, a professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Juliana Mendes, ministrou palestra que tratou de temas relacionados ao controle social, influencia sobre gestão pública e reconhecimento do conselho como espaço deliberativo, controle do Fundo Municipal da Infância e da Juventude, otimização das ações, capacitação dos conselheiros, infraestrutura e equipe técnica, além de operacionalização e desafios para consolidar o órgão.
Posteriormente, as 22 entidades não governamentais presentes participaram da votação que elegeu as 16 representações - oito titulares e oito suplentes - que farão parte do Conselho nos próximos dois anos. A Federação das Associações de Moradores e Amigos de Campos (Famac), UFF, Associação Evangélica de Campos (AEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Proteção e Orientação dos Excepcionais (APOE), Centro Juvenil, Lar Fabiano e a AMPAV foram eleitas as entidades titulares. Já o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Comunidade Evangélica Presbiteriana, Sindicado Estadual Profissionais da Educação (Sepe), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Educandário São José Operário, Obra do Salvador, Santa Casa e o Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF) foram eleitos suplentes.
De acordo com Renato, como o Conselho é paritário e a atual presidência é de um representante da Sociedade Civil Organizada, no próximo biênio, 2014/2015, o governo deverá eleger o novo presidente do CMPDCA.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
1709 17h55População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles