Notícia no detalhe
Fórum reúne sociedade civil e representantes do governo
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), o XIII Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no mini auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC). O evento teve como tema “O Papel dos Conselhos e dos Conselheiros de Direitos para o Fortalecimento do Controle Social” e contou com a presença de diversas entidades do município, que participaram da escolha da representação da sociedade civil organizada, que irá compor o Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) no biênio 2014/2015.
O atual presidente do Conselho, Renato Gonçalves, iniciou o Fórum enumerando os avanços da gestão e agradecendo a participação governamental ativa nos últimos anos, além da participação dos conselheiros. Em seguida, a professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Juliana Mendes, ministrou palestra que tratou de temas relacionados ao controle social, influencia sobre gestão pública e reconhecimento do conselho como espaço deliberativo, controle do Fundo Municipal da Infância e da Juventude, otimização das ações, capacitação dos conselheiros, infraestrutura e equipe técnica, além de operacionalização e desafios para consolidar o órgão.
Posteriormente, as 22 entidades não governamentais presentes participaram da votação que elegeu as 16 representações - oito titulares e oito suplentes - que farão parte do Conselho nos próximos dois anos. A Federação das Associações de Moradores e Amigos de Campos (Famac), UFF, Associação Evangélica de Campos (AEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Proteção e Orientação dos Excepcionais (APOE), Centro Juvenil, Lar Fabiano e a AMPAV foram eleitas as entidades titulares. Já o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Comunidade Evangélica Presbiteriana, Sindicado Estadual Profissionais da Educação (Sepe), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Educandário São José Operário, Obra do Salvador, Santa Casa e o Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF) foram eleitos suplentes.
De acordo com Renato, como o Conselho é paritário e a atual presidência é de um representante da Sociedade Civil Organizada, no próximo biênio, 2014/2015, o governo deverá eleger o novo presidente do CMPDCA.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional