Notícia no detalhe
Oficinas e cursos integram a política de igualdade racial
A Prefeitura de Campos continua investindo nas políticas públicas voltadas para a inclusão social da população negra. A Superintendência de Igualdade Racial, vinculada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, promove cursos e oficinas de qualificação profissional. Ao todo, são cerca 1500 jovens e adultos assistidos na sede da Superintendência e nos polos localizados nas comunidades da Baleeira e Tira Gosto; em Poço Gordo e nas comunidades quilombolas da região do Imbé.
A aula de violão, ministrada pelo professor Luciano Manhães, é sucesso entre os jovens e o público da melhor idade. Para Edir Vieira, de 60 anos, participar do curso é um grande momento de sua vida, é a realização de um antigo sonho. "Sempre tive vontade de aprender a tocar violão e nunca tive a oportunidade. Hoje, aos 60 anos, decidi fazer o que eu tinha deixado pra trás. Vou dar continuidade a tudo nesta vida que me faz feliz e pretendo fazer outros cursos”, disse.
Marcele Carvalho da Silva, de 13 anos, faz o curso e não gosta de faltar. Ela acha que é útil se envolver com a música e a cultura. Esta semana, entrou para na Orquestra Sinfônica Municipal para tocar fagote. "Meu pai também toca violão e em casa a gente se reúne para fazer uma dupla. Acho muito legal".
Os índices de violência contra a população negra no país crescem a cada dia, principalmente entre os jovens, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, Campos é o segundo município do país em população negra, estando atrás apenas da cidade de Salvador.
- Praticamente metade da população da cidade é negra. As estatísticas de violência contra a população negra não param de crescer no Brasil. Por isso, a Prefeitura está empenhada em promover ações de assistência à população negra e de diminuição da vulnerabilidade, através de projetos sociais - destaca Jorge Luiz.
Em outubro, a prefeita Rosinha Garotinho assinou um convênio com o Governo Federal dentro do programa “Juventude Viva”, da Secretaria Nacional de Juventude, que visa ações no combate à violência contra jovens negros. De acordo com o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, as parcerias com outras esferas governamentais consolidam as atividades promovidas em defesa da juventude campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 18:32:38 Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
- 08/01/2026 17:30:42 Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
- 08/01/2026 17:11:08 Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
- 08/01/2026 16:23:00 Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
- 08/01/2026 15:42:02 Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
0801 17h30Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
0801 17h11Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
0801 16h23Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
0801 15h42Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















