Notícia no detalhe
Oficinas e cursos integram a política de igualdade racial
A Prefeitura de Campos continua investindo nas políticas públicas voltadas para a inclusão social da população negra. A Superintendência de Igualdade Racial, vinculada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, promove cursos e oficinas de qualificação profissional. Ao todo, são cerca 1500 jovens e adultos assistidos na sede da Superintendência e nos polos localizados nas comunidades da Baleeira e Tira Gosto; em Poço Gordo e nas comunidades quilombolas da região do Imbé.
A aula de violão, ministrada pelo professor Luciano Manhães, é sucesso entre os jovens e o público da melhor idade. Para Edir Vieira, de 60 anos, participar do curso é um grande momento de sua vida, é a realização de um antigo sonho. "Sempre tive vontade de aprender a tocar violão e nunca tive a oportunidade. Hoje, aos 60 anos, decidi fazer o que eu tinha deixado pra trás. Vou dar continuidade a tudo nesta vida que me faz feliz e pretendo fazer outros cursos”, disse.
Marcele Carvalho da Silva, de 13 anos, faz o curso e não gosta de faltar. Ela acha que é útil se envolver com a música e a cultura. Esta semana, entrou para na Orquestra Sinfônica Municipal para tocar fagote. "Meu pai também toca violão e em casa a gente se reúne para fazer uma dupla. Acho muito legal".
Os índices de violência contra a população negra no país crescem a cada dia, principalmente entre os jovens, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, Campos é o segundo município do país em população negra, estando atrás apenas da cidade de Salvador.
- Praticamente metade da população da cidade é negra. As estatísticas de violência contra a população negra não param de crescer no Brasil. Por isso, a Prefeitura está empenhada em promover ações de assistência à população negra e de diminuição da vulnerabilidade, através de projetos sociais - destaca Jorge Luiz.
Em outubro, a prefeita Rosinha Garotinho assinou um convênio com o Governo Federal dentro do programa “Juventude Viva”, da Secretaria Nacional de Juventude, que visa ações no combate à violência contra jovens negros. De acordo com o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, as parcerias com outras esferas governamentais consolidam as atividades promovidas em defesa da juventude campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18