Notícia no detalhe
HPV: adolescente prevenida contra doença que afetou a mãe
A recepcionista Rosângela Cordeiro Nogueira, 52 anos, recebeu diagnóstico de câncer no colo do útero há um ano e sabe bem como é ter que enfrentar o drama para vencer a doença. Por isso mesmo, ela afirma reconhecer os benefícios do Programa Municipal de Imunização, que desde setembro de 2010, inclui a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), causador da patologia. Sua única filha, Letícia Nogueira Barreto, 14 anos, é uma das contempladas com o serviço.
- Não desejo que minha filha passe por tudo o que passei. Saber que ela está protegida contra este vírus me deixa mais tranquila. Fico mais sossegada por poder garantir a ela esta proteção desde já, e de graça. Se fosse pagar pelo particular cada dose desta, sairia muito caro – afirmou a recepcionista.
Letícia completará 14 anos de idade no dia 14 de novembro próximo, e já tomou as três doses da vacina. Aluna do 9º ano de escolaridade, ela conhece bem os sintomas desta patologia. “Vi o sofrimento da minha mãe para se tratar, fazer quimioterapia, braquiterapia, é muito angustiante e não quero passar por nada disso. Na minha escola teve palestra falando sobre a doença e sei que, por causa dela, milhares de mulheres morrem no mundo todo ano”, disse a adolescente.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Secretaria aplicou cerca de 80 mil doses, vacinando aproximadamente 30 mil adolescentes de 11 a 15 anos de idade contra o HPV nos últimos três anos. “Desde então, houve redução de mais de 40% da incidência de verrugas genitais em meninas menores de 21 anos”, relatou.
Este resultado garantiu ao município mais dois reconhecimentos internacionais. Um deles é a publicação de um artigo sobre a implementação da vacina quadrivalente contra o HPV, na Revista Trials in Vaccinology, em que foi apresentado o modelo híbrido de vacinação em escolas e postos de saúde. O segundo diz respeito à apresentação do tema "Tendências de redução na incidência de verrugas genitais em Campos dos Goytacazes, Brasil", no 8º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica, na África do Sul, em novembro, pelo diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Kury.
- É uma distinção sermos aceitos para apresentação oral em temas livres, em um congresso mundial de infectologia. O primeiro reconhecimento internacional das políticas públicas de prevenção de doenças desenvolvidas em Campos, tendo como carro chefe a vacinação, aconteceu em março deste ano, quando vencemos o 5º Prêmio Inovação em Medical Services, do Laboratório francês Sanofi – destacou Charbell.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa