Notícia no detalhe
Visa capacita estabelecimentos do ramo alimentício
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-VISA) realizou, nesta quinta-feira (17), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos, mais um curso de Boas Práticas de Alimentos: Gestão de Qualidade e Segurança Sanitária. Desta vez, o curso foi direcionado aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos do ramo alimentício.
Os fiscais de Saúde Pública, Vinícius de Oliveira e Beatriz Boonen, além da assistente social e educadora sanitária, Cláudia Helena Paravidino, ministraram a capacitação. O certificado oferecido é um dos documentos exigidos pela VISA para abertura de um estabelecimento comercial no ramo.
Os encontros com os funcionários e proprietários de estabelecimentos do gênero alimentício são realizados semanalmente na Vigilância e integram projetos do órgão, que visam o bem estar e a saúde da população local , além de auxiliar tecnicamente os manipuladores de alimentos de segmentos diversos do comércio de Campos.
- Este treinamento garante aos profissionais a possibilidade de esclarecem suas dúvidas em relação ao seu ramo de atuação, no que envolve a questão sanitária. Os profissionais que iniciam suas atividades após a palestra têm uma visão diferenciada da sua responsabilidade na saúde da população - afirma o gerente da VISA, Elden Pereira.
A coordenadora do IEC-VISA, Vívian Lanunce, ressalta que a falta de treinamento e conhecimento das exigências da legislação vigente acarreta vários erros durante toda distribuição dos alimentos. “Por isso, a capacitação oferecida pela VISA tem como finalidade assegurar a sanidade dos alimentos produzidos e distribuídos. Assim, técnicas adequadas de preparo de alimentos são fatores fundamentais para obtenção de controle e diminuição de riscos por intoxicação alimentar”, explicou.
Com a incidência das Doenças Transmitidas por alimentos (DTAs) e a gravidade de seus sintomas, em adultos e principalmente crianças e idosos acometidos por infecções alimentares em nosso meio, é imprescindível o conhecimento, controle e fiscalização da qualidade higiênico sanitária dos alimentos comercializados nos estabelecimentos.
- Ressaltamos para os representantes comerciais do gênero alimentício que manter bons hábitos de higiene deve ser rotineiro e não apenas por receber o órgão fiscalizador, e que assim, o comércio só tende a obter bons lucros - concluiu Cláudia Paravidino.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa