Notícia no detalhe
Prefeitura vai dobrar coleta seletiva com Usina de Reciclagem
A Prefeitura de Campos trabalha para dobrar o volume de materiais recicláveis até janeiro de 2014. Atualmente a coleta seletiva recolhe em média, 100 toneladas/mês, contra 300 toneladas/dia de lixo comum, mas a meta da Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins é dobrar o volume da coleta de materiais recicláveis até janeiro de 2014. A previsão é coletar 200 toneladas/mês.
Consta no plano estratégico para atingir a meta, o aumento dos pontos de coleta seletiva dos atuais 1800 para 4000. Mais seis caminhões vão ser incorporados à atual frota da coleta seletiva. Cada novo caminhão compactador tem capacidade de coletar a quantidade que quatro caminhões-gaiolas coletam resíduos sólidos recicláveis no dia-a-dia.
Para aumentar a coleta é preciso ter logística adequada para dar a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos que vão ser coletados a mais. Para isso, a Prefeitura viabilizou a implantação da primeira Usina de Reciclados Inertes. Nesta segunda-feira (14), o secretário Jorge Rangel assinou com a Vital Engenharia, o contrato que trata da operação da Usina que vai separar materiais recicláveis da construção civil e transformar alvenaria em britas, que vão ser utilizadas na preparação de base de estradas vicinais e na construção de calçadas, por exemplo.
Trata-se de uma indústria moderna, com capacidade instalada, que deverá processar cerca de 200 toneladas do chamado “lixo misturado”. O maquinário ultramoderno tem sensores e ao processar o entulho da construção civil, separa madeiras, plásticos, vidros, e outros materiais, como o ferro do concreto, placas de cimento, de reboco, de vigas e tritura, com granulação de acordo com o fim a que será dado o material resultante da reciclagem.
- Assinamos o contrato com a Vital Engenharia nesta segunda-feira, e dentro de 60 dias, a partir da data da publicação no Diário Oficial nesta terça-feira (15), a usina deverá estar montada e já em operação. Nos termos do contrato, a Vital Engenharia vai acrescentar mais seis caminhões na frota da coleta seletiva até o final deste ano, para incrementar este serviço. Serão cinco caminhões compactadores para ampliar a coleta na área urbana, e mais um de carroceria gaiola, que atenderá exclusivamente as creches e escolas. Cada caminhão compactador tem capacidade de carga equivalente a quatro caminhões-gaiolas - finalizou Jorge Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles