Notícia no detalhe
Prefeitura vai dobrar coleta seletiva com Usina de Reciclagem
A Prefeitura de Campos trabalha para dobrar o volume de materiais recicláveis até janeiro de 2014. Atualmente a coleta seletiva recolhe em média, 100 toneladas/mês, contra 300 toneladas/dia de lixo comum, mas a meta da Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins é dobrar o volume da coleta de materiais recicláveis até janeiro de 2014. A previsão é coletar 200 toneladas/mês.
Consta no plano estratégico para atingir a meta, o aumento dos pontos de coleta seletiva dos atuais 1800 para 4000. Mais seis caminhões vão ser incorporados à atual frota da coleta seletiva. Cada novo caminhão compactador tem capacidade de coletar a quantidade que quatro caminhões-gaiolas coletam resíduos sólidos recicláveis no dia-a-dia.
Para aumentar a coleta é preciso ter logística adequada para dar a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos que vão ser coletados a mais. Para isso, a Prefeitura viabilizou a implantação da primeira Usina de Reciclados Inertes. Nesta segunda-feira (14), o secretário Jorge Rangel assinou com a Vital Engenharia, o contrato que trata da operação da Usina que vai separar materiais recicláveis da construção civil e transformar alvenaria em britas, que vão ser utilizadas na preparação de base de estradas vicinais e na construção de calçadas, por exemplo.
Trata-se de uma indústria moderna, com capacidade instalada, que deverá processar cerca de 200 toneladas do chamado “lixo misturado”. O maquinário ultramoderno tem sensores e ao processar o entulho da construção civil, separa madeiras, plásticos, vidros, e outros materiais, como o ferro do concreto, placas de cimento, de reboco, de vigas e tritura, com granulação de acordo com o fim a que será dado o material resultante da reciclagem.
- Assinamos o contrato com a Vital Engenharia nesta segunda-feira, e dentro de 60 dias, a partir da data da publicação no Diário Oficial nesta terça-feira (15), a usina deverá estar montada e já em operação. Nos termos do contrato, a Vital Engenharia vai acrescentar mais seis caminhões na frota da coleta seletiva até o final deste ano, para incrementar este serviço. Serão cinco caminhões compactadores para ampliar a coleta na área urbana, e mais um de carroceria gaiola, que atenderá exclusivamente as creches e escolas. Cada caminhão compactador tem capacidade de carga equivalente a quatro caminhões-gaiolas - finalizou Jorge Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional