Notícia no detalhe
Aberta exposição Imbé: Terra dos quilombolas no Museu de Campos
“Imbé: Terra dos quilombolas” é a exposição que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos através de 24 painéis fotográficos. Com a percepção de anos de profissão, o fotógrafo Antônio Cruz captou os melhores ângulos dos remanescentes em suas atividades diárias. Quem nunca foi á região serrana do município poderá ver no Museu Histórico de Campos esta exposição. Na noite desta quarta-feira (25) o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, cantou sobre as experiências vividas no trabalho que é desenvolvido desde o inicio do governo da Prefeita Rosinha Garotinho naquela região. A presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro prestigiou o evento.
- Foi um trabalho árduo para conquistarmos a confiança dos moradores, mas é muito gratificante. Por exemplo, a comunidade do Carobinho, as crianças não estudavam devido à dificuldade de locomoção, tendo em vista, que a comunidade fica no meio da mata fechada e a partir das políticas públicas desenvolvidas pela administração atual, conseguimos colocá-los na escola. Temos os pólos da Superintendência oferece atividades culturais e sociais melhorando a qualidade de vida daquelas pessoas – disse Jorge Luiz.
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima convidou Antônio Cruz que de forma artística fez uma série de fotografias a fim de mostrar a realidade das comunidades de Aleluia, Cambucá, Batatal, Conceição do Imbé e adjacências. “Estou muito feliz por mais um trabalho realizado, mais uma vitória, já que é um trabalho feito com prazer e carinho. A imagem preta e branca não tem preço”.
Antônio ressaltou a importância da experiência. “Percebi que a vontade das crianças de estudar é fora do comum. Fiquei impressionado com a distância que as crianças percorrem para ir à escola e a felicidade. Eles brincam, se divertem, se refrescam na cachoeira. Foi uma experiência incrível. Eu pretendo voltar e fazer mais fotos. Estar expondo no Museu é um privilégio”, relata. A programação faz parte da 7ª Primavera da Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, onde o tema abordado é “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa