Notícia no detalhe
Altares de N. Sra. das Dores e São Miguel no Arquivo Público
Por: Ruan Barros -
10/09/2013 - 12:39:00
Os altares de São Miguel e Nossa Senhora das Dores retornaram ao seu lugar de origem: o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tocos. As peças deste patrimônio histórico regional estavam no Museu Histórico Nacional. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima requereu a tutela. A decisão judicial proferida pela juíza da 3ª Vara Civil do Rio de Janeiro, Helena Elias Pinto, no mês de Junho, determinou a volta dos altares, que chegaram na última semana.
De acordo com o gerente do Arquivo Público, Carlos Freitas, a partir da chegada dos altares, o próximo passo é a remontagem das peças. “Será um trabalho minucioso, pois requer cuidado, tendo em vista o tamanho dos objetos”, destaca.
Freitas relata que além das peças dos altares, o Museu Histórico Nacional também enviou algumas peças sem identificação, podendo compor os altares Mor ou do Divino Espírito Santo, aos pés do qual está a sepultura de Benta Pereira.
Segundo a historiadora Larissa Manhães, os altares de São Miguel e Nossa Senhora das Dores foram retirados da capela na década de 80, após o edifício ter sido desapropriado pelo Governo do Estado, tendo ficado abandonado por 10 anos. Os altares foram apreendidos em um antiquário no Rio de Janeiro, ocasião em que estavam sendo vendidos e, desde então, permaneceram sob a guarda do Museu Histórico Nacional.
Últimas Notícias adicionadas
1
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda