Notícia no detalhe
Reunião extraordinária nesta sexta-feira para discutir royalties
A prefeita de Campos e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, está convocando prefeitos e a sociedade civil organizada para reunião extraordinária nesta sexta-feira (11), às 14h, na sede da Fundenor. Rosinha considera grave a aprovação pelo Senado da emenda Pedro Simon, reeditando, na verdade, o teor da emenda Ibsen Pinheiro, aprovada em 10 de março na Câmara Federal, que retira royalties e participações especiais de municípios e estados produtores.
A presidente da Ompetro que recebeu a imprensa em sua casa, na manhã desta quinta-feira (10), para falar da votação no Senado. E aponta: “A emenda é absurda, porque retira de forma inconstitucional recursos dos municípios e estados produtores, ferindo o que determina a Constituição Federal. Não chegou a ser surpreendente a aprovação, mas o que nos surpreende foi o fato de acontecer na calada da noite, quando não estava, sequer, na pauta do Senado. Os municípios irão quebrar e falir”, comentou.
A prefeita lembra que os municípios têm chance “perto de zero” de reverter a emenda pela via política, na medida em que a emenda volta à Câmara para passar por uma votação simples, sem alteração no texto aprovado no Senado. O caminho que resta, em sua opinião, é o da Justiça, no caso, o Supremo Tribunal Federal (STF).
A Ompetro apresentou, em 2009, via deputado federal Geraldo Pudim, um mandado de segurança no STF contra a alteração dos critérios de distribuição dos royalties, baseado na emenda Ibsen Pinheiro. Mas, como houve alteração, este mandado perdeu objeto e outro deverá ser apresentado no STF.
Segundo a Prefeita Rosinha, o município de Campos perde, de uma única vez, 70% de seu orçamento, cerca de R$ 1 bilhão. “O município vai falir, como toda a região, e o Estado do Rio também. A população de Campos vai deixar de receber obras e projetos importantes, como a construção das cinco mil casas populares, os Bairros Legais, a passagem social a um real, o Emergência em Casa, a reforma das escolas e postos de saúde, a recuperação de ruas e estradas vicinais”, explica a prefeita, citando que é importante a participação da sociedade civil organizada neste momento.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda