Notícia no detalhe
Novo comandante da Marinha na região conhece complexo logístico
Representantes das prefeituras de Campos e Quissamã e do Consórcio Terra e Mar, responsável pelas obras do Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado, e empresários se reuniram nesta terça-feira (23) com o novo delegado da Marinha do Brasil na região, o capitão de fragata Luis Fernando Baioneta Flammarion. Ele assume a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, a partir de 1º de agosto.
O objetivo da reunião foi informar o novo delegado sobre o empreendimento. O secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica de Campos, Marcelo Neves, que participou da reunião, falou sobre a importância desta reunião. “Futuramente, os empreendedores vão precisar da Marinha para instalar suas empresas. Com esta visita, ele teve uma noção do que será o complexo, sua extensão, além de todas as empresas que se instalarão no local e suas proporções”, disse Marcelo.
De Quissamã, também, participou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral. Além do capitão Flammarion, estiveram presentes o atual delegado, capitão Galhardo e outros representantes da Marinha. Após a reunião, o grupo visitou o canteiro da obra de construção do píer do sistema sand by pass que está em ritmo acelerado e à obra da casa de máquinas.
- A previsão é de que a primeira fase da dragagem seja iniciada ainda neste semestre. As equipes técnicas têm se reunido, constantemente, e mantido contato permanente com a equipe do Ministério dos Portos – destacou Marcelo Neves, lembrando que a prefeita Rosinha Garotinho, na semana passada, esteve com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, em Brasília.
Na ocasião, a secretária Carla Cabral, destacou a importância da participação da Marinha no canteiro de obras. “A presença da Marinha do Brasil em todas as etapas do projeto demonstra a transparência e o rigor no acompanhamento das normas do empreendimento”, ressaltou.
- A vantagem do empreendimento é o apoio das duas prefeituras, já que o interesse é público, e não somente dos empresários, e é por isso que elas (as prefeituras) precisam se empenhar agora com a formação e qualificação de mão de obra para quando houver oportunidade, não haver dificuldade -, ponderou capitão Galhardo.
O Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado tem recursos das prefeituras de Campos e Quissamã, e dos governos estadual e federal, além de mais R$ 1 bilhão da iniciativa privada. Ao todo, estão sendo investidos R$ 166 milhões de recursos públicos para a dragagem, viabilização do sistema by-pass – transpasse de sedimentos – e estabilização da embocadura, o que vai permitir o tráfego de embarcações. Deste investimento, Campos ficou responsável por 70% e Quissamã por 30%.
Entre as empresas confirmadas para se instalarem no Complexo Logístico, Portuário e Industrial a STX Brasil Estaleiro EISA / AS, Estaleiro Dockstore, Alusa Alupar, BR Offshore e Cassinú (Estaleiro Goytacaz).
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















