Notícia no detalhe
Curso Livre de Teatro revela novos talentos
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima continua fomentando as manifestações culturais em várias vertentes. Exemplo disso é o Curso Livre de Teatro, que atualmente conta com cerca de 50 alunos. Os cursos são ministrados à noite, no Palácio da Cultura. Os alunos já passaram pela teoria, agora estão tendo a oportunidade de estar encena.
Segundo a professora Neuzinha da Hora, a proposta é passar os códigos utilizados no teatro, através da prática, como os textos, a criação de personagens, as técnicas de linguagem, postura, entre outros. “Estamos preparando um belo espetáculo para o final do ano, onde os alunos terão a oportunidade de revelar seus talentos”, informa.
Esta semana, os alunos estão encenando a técnica “Tipos esquisitos”, que desenvolve a imaginação dos artistas e a criatividade, através de personagens clássicos, como a beata, o ladrão, o machão, entre outros.
A estudante Clara Abreu, de 15 anos participa do curso desde o início do ano e está satisfeita com a experiência. “Sempre me interessei pelo teatro, assistia às atrizes na televisão e sentia vontade de atuar. Hoje estou tendo a oportunidade de estar no palco aprendendo. Quero me aperfeiçoar para me tornar uma grande artista”, relatou Clara.
Segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Gomes, com a arte é possível compreender o mundo em qualquer época, em qualquer cultura, até mesmo sob condições adversas. “O ato da criação, o exercício artístico é inerente ao homem. A arte não é apenas um fenômeno estético, mas está incrustada na realidade humana e social, dentro de uma rede complexa de relações. Ser criativo não é garantia de ser criador”, argumenta Maria Helena.
- O Curso Livre de Teatro tem o compromisso de incentivar e estimular o conhecimento, fomentar a cultura e exercitar a prática teatral, incentivando a descoberta de novos talentos e a formação de novas platéias – destaca a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
Este ano, os alunos do Curso Livre de Teatro, através da peça “A cantora Careca”, que marcou a trajetória de EugèneIonesco como um dos principais dramaturgos do Teatro do Absurdo, participaram do Festival Nacional de Congonhas no mês de Junho. A peça recebeu indicações nas categorias melhor cenário, iluminação, atriz coadjuvante, ator e melhor direção. O curso faz parte da política cultural implementada pela Prefeitura de Campos.
Já foram apresentadas as peças Tribobó City, de Maria Clara Machado; Histórias, Panos e Lendas, de Wladimir Capela; Ser ou não ser Shakespeare; Fragmentos; Uma história de Natal, de Charles Dickens; Bailei na Curva; Os sete gatinhos; Jogos de Massagre, Nem Patinho, Nem feio; Os saltimbancos e O boi e o burro no caminho de Belém.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa