Notícia no detalhe
Celebração especial marca primeiro aniversário do Museu de Campos
O Museu Histórico de Campos completou um ano de inauguração e, para celebrar o primeiro aniversário, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) realizou uma programação especial que teve início por volta das17h e foi até 21h deste sábado (21) no Solar Visconde de Araruama, na Praça São Salvador. A solenidade reuniu gestores de cultura, professores, mestres, músicos, população e autoridades municipais da área cultural em Campos.
O público assistiu números apresentados pela Companhia Musical Musicatto e pelas crônicas apresentadas pelo corpo técnico do Museu, que emocionaram o público, em uma noite especial de celebração que terminou com coquetel. Os textos marcantes de Winston Churchil e de Osório Peixoto, por exemplo, evidenciaram a importância da história cultural de Campos, seja pelos legados deixados para o povo campista e para o Brasil, pelos vultos históricos da terra goitacá, como José do Patrocínio, Nilo Peçanha, Rui Barbosa, e do próprio Visconde de Araruama.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswalvo Lima, Patrícia Cordeiro; a vice-presidente, Maria Helena Gomes; o superintendente de Cultura, Orávio de Campos Soares; o superintendente da Fundação Teatro Trianon, João Vicente Alvarenga; e a diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, destacaram a importância da restauração do secular prédio construído no final do século XVIII e seu funcionamento para a cultura do município.
- Tudo que é feito aqui é feito com muito carinho pela equipe que faz funcionar o Museu Histórico de nossa cidade. Agradeço ao diretor do Arquivo Histórico de Campos, o Carlos Freitas, que tem contribuído muito para a identidade do acervo do nosso museu, da mesma forma a todos que aqui atuam no dia-a-dia, cuidando da nossa história, e pela preservação da nossa história no futuro. Esse empenho de todos é importante, porque Campos tem uma rica história, mas um povo sem memória não vai a lugar nenhum -, refletiu a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro.
A musicista Lene Vieira, impressionada com a exuberância do Solar, declarou: “A cidade que tem um museu desta qualidade é uma cidade muito importante”.De acordo com a diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard, as instalações são abertas à visitação de terça a sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12 às 17h. “Temos aqui no Museu Histórico de Campos um espaço de contemplação e de informação para estudantes, pesquisadores e para a sociedade. O nosso acervo mostra, por exemplo, a importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX, que tornou nossa cidade referência”, declarou a diretora do Museu.
- Desde Alberto Lemego ( nos anos 50) se reclama a implantação de um museu em Campos. Campos já nasceu independente. Nunca foi vinculada a nenhuma província. O nível de desenvolvimento de uma cidade se mede pelo nível de sua cultura. Hoje, em Campos, há uma relação de amor com a cultura. Levar a cultura a sério com se leva neste governo, fará Campos a capital cultural do Estado do Rio de Janeiro -, declarou o professor e teatrólogo, Orávio de Campos, superintendente de Cultura.
João Vicente também falou sobre o museu. "Este museu é uma jóia para a cultura da nossa cidade. Foi uma coragem muito grande da prefeita Rosinha executar o projeto de recuperação e restauração do Solar para implantar aqui o Museu Histórico. Este espaço, com essa configuração, que nos remete ao passado e nos projeta ao futuro”, disse o professor João Vicente, superintendente da Fundação Teatro Trianon.
- Temos um acervo importante do Núcleo Ferroviário; de objetos de Nilo Peçanha; do próprio Visconde de Araruama e também peças arqueológicas dos índios Goytacazes. Além das peças fixas, todo mês realizamos exposições sobre temas variados e, cada vez mais, conhecemos sobre nossa cidade. Agora no mês de julho, a exposição temporária tem o tema “Campos, um novo olhar” -, informou Graziela.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa