Notícia no detalhe
Celebração especial marca primeiro aniversário do Museu de Campos
O Museu Histórico de Campos completou um ano de inauguração e, para celebrar o primeiro aniversário, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) realizou uma programação especial que teve início por volta das17h e foi até 21h deste sábado (21) no Solar Visconde de Araruama, na Praça São Salvador. A solenidade reuniu gestores de cultura, professores, mestres, músicos, população e autoridades municipais da área cultural em Campos.
O público assistiu números apresentados pela Companhia Musical Musicatto e pelas crônicas apresentadas pelo corpo técnico do Museu, que emocionaram o público, em uma noite especial de celebração que terminou com coquetel. Os textos marcantes de Winston Churchil e de Osório Peixoto, por exemplo, evidenciaram a importância da história cultural de Campos, seja pelos legados deixados para o povo campista e para o Brasil, pelos vultos históricos da terra goitacá, como José do Patrocínio, Nilo Peçanha, Rui Barbosa, e do próprio Visconde de Araruama.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswalvo Lima, Patrícia Cordeiro; a vice-presidente, Maria Helena Gomes; o superintendente de Cultura, Orávio de Campos Soares; o superintendente da Fundação Teatro Trianon, João Vicente Alvarenga; e a diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, destacaram a importância da restauração do secular prédio construído no final do século XVIII e seu funcionamento para a cultura do município.
- Tudo que é feito aqui é feito com muito carinho pela equipe que faz funcionar o Museu Histórico de nossa cidade. Agradeço ao diretor do Arquivo Histórico de Campos, o Carlos Freitas, que tem contribuído muito para a identidade do acervo do nosso museu, da mesma forma a todos que aqui atuam no dia-a-dia, cuidando da nossa história, e pela preservação da nossa história no futuro. Esse empenho de todos é importante, porque Campos tem uma rica história, mas um povo sem memória não vai a lugar nenhum -, refletiu a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro.
A musicista Lene Vieira, impressionada com a exuberância do Solar, declarou: “A cidade que tem um museu desta qualidade é uma cidade muito importante”.De acordo com a diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard, as instalações são abertas à visitação de terça a sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12 às 17h. “Temos aqui no Museu Histórico de Campos um espaço de contemplação e de informação para estudantes, pesquisadores e para a sociedade. O nosso acervo mostra, por exemplo, a importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX, que tornou nossa cidade referência”, declarou a diretora do Museu.
- Desde Alberto Lemego ( nos anos 50) se reclama a implantação de um museu em Campos. Campos já nasceu independente. Nunca foi vinculada a nenhuma província. O nível de desenvolvimento de uma cidade se mede pelo nível de sua cultura. Hoje, em Campos, há uma relação de amor com a cultura. Levar a cultura a sério com se leva neste governo, fará Campos a capital cultural do Estado do Rio de Janeiro -, declarou o professor e teatrólogo, Orávio de Campos, superintendente de Cultura.
João Vicente também falou sobre o museu. "Este museu é uma jóia para a cultura da nossa cidade. Foi uma coragem muito grande da prefeita Rosinha executar o projeto de recuperação e restauração do Solar para implantar aqui o Museu Histórico. Este espaço, com essa configuração, que nos remete ao passado e nos projeta ao futuro”, disse o professor João Vicente, superintendente da Fundação Teatro Trianon.
- Temos um acervo importante do Núcleo Ferroviário; de objetos de Nilo Peçanha; do próprio Visconde de Araruama e também peças arqueológicas dos índios Goytacazes. Além das peças fixas, todo mês realizamos exposições sobre temas variados e, cada vez mais, conhecemos sobre nossa cidade. Agora no mês de julho, a exposição temporária tem o tema “Campos, um novo olhar” -, informou Graziela.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda