Notícia no detalhe
Técnicos do Procon em curso sobre comércio eletrônico em Brasília
Dando continuidade à oficina sobre informação e consumo, técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), participaram nesta quinta-feira (27), do curso de fiscalização do cadastro positivo e do comércio eletrônico, no Ministério da Justiça em Brasília. Segundo a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, estas duas novas formas de consumo estarão muito ativas nos próximos anos e por isso, a necessidade de preparar e regulamentar as normas de fiscalização do seu cumprimento.
O cadastro positivo, previsto para entrar em vigor nos próximos dias, deve favorecer o consumidor, possibilitando a redução dos juros praticados. O curso preparou os técnicos para identificar e solucionar os eventuais problemas.
O comércio eletrônico, que já é utilizado pelos consumidores, carecia de regras mais claras e rígidas, mas com a entrada em vigor do decreto federal 7.962/13, a contratação deste serviço ficou mais objetiva e segura, destacando o cuidado com as informações sobre o produto-serviço-fornecedor e facilitado o atendimento ao consumidor. A contratação das compras coletivas também foi regulamentada.
De acordo com Rosangela Tavares, o comércio eletrônico, apesar de ser muito utilizado, era feito de forma muito insegura, e o consumidor, por falta de conhecimento das normas, contratava produtos e serviços que nem sempre eram entregues.
— O consumidor muitas vezes não verificava itens essenciais à segurança da contratação. Temos várias reclamações de consumidores que compraram, pagaram e não receberam os produtos/serviços adquiridos. Muitas vezes, a contratação é toda feita como se fosse uma firma e o pagamento é feito em nome de uma pessoa física, o que evidencia a fraude, e mesmo assim, o consumidor paga e acaba perdendo o seu dinheiro — informou a secretária.
Ainda sobre este importante meio de consumo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, na segunda-feira (24) as 13 maiores empresas de comércio eletrônico, dando prazo de 10 dias para que apresentem esclarecimentos sobre como estão cumprindo a legislação.
O Procon já está preparando a edição de uma cartilha sobre Comércio Eletrônico, que deverá estar disponível à população nas comemorações pelos 23 anos da sanção do Código de Defesa do Consumidor, no próximo dia 11 de setembro. O órgão deve colocar 5 mil unidades da nova cartilha à disposição dos consumidores campistas.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















