Notícia no detalhe
Técnicos do Procon em curso sobre comércio eletrônico em Brasília
Dando continuidade à oficina sobre informação e consumo, técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), participaram nesta quinta-feira (27), do curso de fiscalização do cadastro positivo e do comércio eletrônico, no Ministério da Justiça em Brasília. Segundo a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, estas duas novas formas de consumo estarão muito ativas nos próximos anos e por isso, a necessidade de preparar e regulamentar as normas de fiscalização do seu cumprimento.
O cadastro positivo, previsto para entrar em vigor nos próximos dias, deve favorecer o consumidor, possibilitando a redução dos juros praticados. O curso preparou os técnicos para identificar e solucionar os eventuais problemas.
O comércio eletrônico, que já é utilizado pelos consumidores, carecia de regras mais claras e rígidas, mas com a entrada em vigor do decreto federal 7.962/13, a contratação deste serviço ficou mais objetiva e segura, destacando o cuidado com as informações sobre o produto-serviço-fornecedor e facilitado o atendimento ao consumidor. A contratação das compras coletivas também foi regulamentada.
De acordo com Rosangela Tavares, o comércio eletrônico, apesar de ser muito utilizado, era feito de forma muito insegura, e o consumidor, por falta de conhecimento das normas, contratava produtos e serviços que nem sempre eram entregues.
— O consumidor muitas vezes não verificava itens essenciais à segurança da contratação. Temos várias reclamações de consumidores que compraram, pagaram e não receberam os produtos/serviços adquiridos. Muitas vezes, a contratação é toda feita como se fosse uma firma e o pagamento é feito em nome de uma pessoa física, o que evidencia a fraude, e mesmo assim, o consumidor paga e acaba perdendo o seu dinheiro — informou a secretária.
Ainda sobre este importante meio de consumo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, na segunda-feira (24) as 13 maiores empresas de comércio eletrônico, dando prazo de 10 dias para que apresentem esclarecimentos sobre como estão cumprindo a legislação.
O Procon já está preparando a edição de uma cartilha sobre Comércio Eletrônico, que deverá estar disponível à população nas comemorações pelos 23 anos da sanção do Código de Defesa do Consumidor, no próximo dia 11 de setembro. O órgão deve colocar 5 mil unidades da nova cartilha à disposição dos consumidores campistas.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
- 18/09/2025 13:17:59 Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
1809 13h17Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
1809 12h43Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles