Notícia no detalhe
Técnicos do Procon em curso sobre comércio eletrônico em Brasília
Dando continuidade à oficina sobre informação e consumo, técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), participaram nesta quinta-feira (27), do curso de fiscalização do cadastro positivo e do comércio eletrônico, no Ministério da Justiça em Brasília. Segundo a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, estas duas novas formas de consumo estarão muito ativas nos próximos anos e por isso, a necessidade de preparar e regulamentar as normas de fiscalização do seu cumprimento.
O cadastro positivo, previsto para entrar em vigor nos próximos dias, deve favorecer o consumidor, possibilitando a redução dos juros praticados. O curso preparou os técnicos para identificar e solucionar os eventuais problemas.
O comércio eletrônico, que já é utilizado pelos consumidores, carecia de regras mais claras e rígidas, mas com a entrada em vigor do decreto federal 7.962/13, a contratação deste serviço ficou mais objetiva e segura, destacando o cuidado com as informações sobre o produto-serviço-fornecedor e facilitado o atendimento ao consumidor. A contratação das compras coletivas também foi regulamentada.
De acordo com Rosangela Tavares, o comércio eletrônico, apesar de ser muito utilizado, era feito de forma muito insegura, e o consumidor, por falta de conhecimento das normas, contratava produtos e serviços que nem sempre eram entregues.
— O consumidor muitas vezes não verificava itens essenciais à segurança da contratação. Temos várias reclamações de consumidores que compraram, pagaram e não receberam os produtos/serviços adquiridos. Muitas vezes, a contratação é toda feita como se fosse uma firma e o pagamento é feito em nome de uma pessoa física, o que evidencia a fraude, e mesmo assim, o consumidor paga e acaba perdendo o seu dinheiro — informou a secretária.
Ainda sobre este importante meio de consumo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, na segunda-feira (24) as 13 maiores empresas de comércio eletrônico, dando prazo de 10 dias para que apresentem esclarecimentos sobre como estão cumprindo a legislação.
O Procon já está preparando a edição de uma cartilha sobre Comércio Eletrônico, que deverá estar disponível à população nas comemorações pelos 23 anos da sanção do Código de Defesa do Consumidor, no próximo dia 11 de setembro. O órgão deve colocar 5 mil unidades da nova cartilha à disposição dos consumidores campistas.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda