Notícia no detalhe
Superintendência da Igualdade Racial e Família no Imbé
A Secretaria Municipal de Família e Assistência, em parceria com a Superintendência da Igualdade Racial, realizou o cadastro para referenciamento das famílias que moram na comunidade do Imbé. Cerca de 330 famílias residem no local, distribuídos entre as comunidades de Aleluia, Conceição do Imbé e Cambucá. O cadastro foi realizado no pólo da Superintendência no Imbé, para as famílias serem encaminhadas para o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de abrangência, que funciona na Tapera, onde serão acompanhados na inclusão dos benefícios sociais, renda mínima, CADÚnico, bolsa família, entre outros.
- Toda comunidade do Novo Horizonte está sendo cadastrada. Estamos no polo, pois é mais fácil de acesso para eles e algumas vezes realizamos a visita domiciliar. Este cadastro é para referenciar famílias. Encaminhamos para o CRAS de abrangência para serem acompanhados com inclusão em benefícios sociais e encaminhamentos também são passados para a área da rede de saúde - informou Márcia Valéria Soares Assad, assistente social da secretaria municipal da Família e Assistência Social e coordenadora do programa de assentamento.
A equipe da Secretaria de Família e Assistência estará no pólo todas às quintas-feiras, das 8h às 15h, para atender as famílias. “É uma exigência dos assentados que o serviço venha até eles, pois para eles chegarem até a cidade é muito complicado. Estamos atendendo às solicitações que são deles. Assistência, cadastro e encaminhamentos também são passados para algumas redes”, declara Márcia.
Além dos serviços oferecidos pelas secretarias, atividades de sustentabilidade, balé, teatro, entre outras estarão sendo oferecidas no pólo do Imbé. “É uma geração de renda a questão de aproveitar o que elas tem na comunidade como a fibra da bananeira, coco. Focamos na sustentabilidade, no reaproveitamento e o que tem na comunidade disponível e vamos agregando valores. É uma renda para elas, só o fato de desfibrar e vender elas já tem um dinheiro para ajudar à família, se elas não quiserem desenvolver trabalhos como caixas, porta retrato e outros, só a fibra já e geração de renda, uma infinidade de coisas que pode ser feita para a comunidade” , disse a instrutora do curso de artesanato, Conceição Fernandes.
A moradora da comunidade de Aleluia, Rosana Junior Inorato, 38, falou um pouco do trabalho que está sendo realizado no pólo de Superintendência de Igualdade Racial no Imbé. “É uma grande oportunidade para nós aprendermos e gerarmos uma renda aqui, um local tão longe, onde agora vamos poder desfrutar de diversas atividades e melhores qualidades de vida para todos nós”, informou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















