Notícia no detalhe
Visa-Campos realiza palestra sobre contaminação de alimentos
“Contaminação alimentar: um mal que se pode evitar”. Este foi o tema da palestra ministrada para guardas de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pela coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Campos (Iec-Visa), Vivian Lanuce, e pela educadora sanitária, Ana Paula Siqueira Melo. O convite foi feito pelo CCZ, preocupado com a qualidade de vida de seus colaboradores.
— A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente, onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída, através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento - explicou Ana Paula.
Segundo ela, muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre, porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.
— Este tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Quando a contaminação de algum alimento ocorre desta maneira, é chamada de contaminação cruzada - acrescentou Vivian.
De acordo com o diretor da Visa Campos, Elden Pereira, a Vigilância Sanitária cadastra os manipuladores de alimentos e os orienta sobre as formas adequadas de manipular os alimentos. Contudo, ainda há muito trabalho a ser feito.
— É importante lembrar que os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados. Não consuma alimentos de origem duvidosa ou que aparentem mal estado de higiene. O consumidor deve exigir condições de higiene e qualidade dos alimentos que são oferecidos, evitando consumir produtos de origem duvidosa ou que perceba a falta de higiene na manipulação e na exposição para venda - ressaltou Elden.
A palestra para os guardas de endemias do CCZ foi realizada na tarde desta terça-feira (4), no auditório do Hospital Escola Álvaro Alvim.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















