Notícia no detalhe
Visa-Campos realiza palestra sobre contaminação de alimentos
“Contaminação alimentar: um mal que se pode evitar”. Este foi o tema da palestra ministrada para guardas de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pela coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Campos (Iec-Visa), Vivian Lanuce, e pela educadora sanitária, Ana Paula Siqueira Melo. O convite foi feito pelo CCZ, preocupado com a qualidade de vida de seus colaboradores.
— A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente, onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída, através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento - explicou Ana Paula.
Segundo ela, muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre, porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.
— Este tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Quando a contaminação de algum alimento ocorre desta maneira, é chamada de contaminação cruzada - acrescentou Vivian.
De acordo com o diretor da Visa Campos, Elden Pereira, a Vigilância Sanitária cadastra os manipuladores de alimentos e os orienta sobre as formas adequadas de manipular os alimentos. Contudo, ainda há muito trabalho a ser feito.
— É importante lembrar que os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados. Não consuma alimentos de origem duvidosa ou que aparentem mal estado de higiene. O consumidor deve exigir condições de higiene e qualidade dos alimentos que são oferecidos, evitando consumir produtos de origem duvidosa ou que perceba a falta de higiene na manipulação e na exposição para venda - ressaltou Elden.
A palestra para os guardas de endemias do CCZ foi realizada na tarde desta terça-feira (4), no auditório do Hospital Escola Álvaro Alvim.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa