Notícia no detalhe
Lançada pedra fundamental do Centro de Educação Ambiental
Dia 5 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de fomentar a prática sustentável. Em Campos, para comemorar, foi lançada pela prefeita Rosinha Garotinho a pedra fundamental do Centro de Educação Ambiental para Gestão de Resíduos Sólidos, que será construído no Aterro Sanitário de Conselheiro Josino. O espaço deve funcionar como um projeto de conscientização da população.
Um dos pilares para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de um município é, sem dúvida, a educação, e no que diz respeito ao meio ambiente, a disseminação de informações sobre as questões ligadas à sustentabilidade é fundamental. "Estamos vivendo a Era do Descartável. Usou? Jogou fora. Estragou? Jogou fora. Isso fica ainda pior com o desenvolvimento tecnológico, que tornam os produtos rapidamente obsoletos e vão direto para o lixo. A ideia é quebrar esse paradigma", falou a prefeita Rosinha.
- Precisamos estar de mãos dadas para alcançarmos nossos objetivos. Isso
significa que, cada cidadão, deve ter consciência da importância de suas
atitudes com o meio ambiente. Mudar de hábito é uma tarefa difícil
e, para isso, precisamos exercitar essa mudança, falando cada vez mais
sobre o assunto. O Centro de Educação Ambiental está sendo criado para
isso: conscientizar, preparar e desenvolver ainda mais o nosso
município -, falou.
O secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, esteve no lançamento e falou sobre a importância do projeto e seus benefícios futuros. “Toda a população precisa estar atenta aos pequenos detalhes que podem ajudar a salvar o planeta. Hoje, é um dia de reflexão e, este projeto, vai auxiliar a tornar possível a prática sustentável dentro da casa dos moradores de Campos”, falou.
O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Zacarias Albuquerque, comentou sobre as ações do poder executivo. Segundo ele, o tratamento do lixo, tanto urbano, quanto hospitalar, e a aplicação da filosofia da Política Nacional de Resíduos Sólidos — redução, reutilização e reciclagem — já fazem parte da realidade do município, mas é necessário que a sociedade esteja trabalhando em conjunto com o poder público para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.
— Atualmente, 55% do lixo dentro do limite do município são orgânicos, ou seja, alimentos, areia e plantas. 20% são que chamamos de “rejeito”, lixo que não pode ser reaproveitado e precisa ser descartado. Os 25% restantes são de materiais recicláveis, mas que, na grande maioria das vezes, acaba no mesmo lugar que os outros: dentro da sacola de lixo. Para mudar o pensamento da população é preciso provoca-la e o Centro de Educação Ambiental irá ajudar nesse trabalho — disse o secretário.
Zacarias explicou que o lugar vai funcionar para a visitação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, e também funcionários de empresas que queiram torná-la “verde”, aplicando as questões ambientais. No espaço, serão realizadas ainda exposições e palestras sobre temas ligados ao meio ambiente.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município