Notícia no detalhe
Conferência Municipal das Cidades debate desenvolvimento regional
Teve início na noite desta segunda-feira (27) e termina nesta terça-feira (28), na Fundação Municipal de Esportes (FME), a 5ª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a Conferência Estadual das Cidades. O evento foi aberto pela prefeita Rosinha Garotinho. Ela falou sobre os investimentos em infraestrutura, realizados na sua gestão, voltados para o desenvolvimento sustentável, com foco regional, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura de transportes.
A prefeita demonstrou preocupação com a infraestrutura de transportes, por conta do crescimento das demandas no transporte de passageiros e de cargas. A reestruturação e a interligação de estradas, bem como a definição adequada do traçado do corredor logístico do Porto do Açu, por exemplo, são assuntos, que segundo Rosinha, exigem pressa.
- Estive em Brasília recentemente, com o ministro dos Transportes, César Borges, e com representantes da OHL Brasil, grupo que controla a Autopista Fluminense, e alertei que precisamos definir o corredor logístico, para que a Prefeitura possa estar direcionando seus investimentos em infraestrutura – ressaltou a prefeita Rosinha Garotinho.
A primeira palestra da 5ª Conferência Municipal das Cidades teve foco na adoção de medidas governamentais, organizações não governamentais e da iniciativa privada, voltadas para o desenvolvimento regional, e foi proferida por Henrique Guitton, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.
Henrique Guitton apresentou um Plano de Estruturação Territorial (PET) do Norte-Noroeste-Fluminense e defendeu que os projetos propostos no PET sejam desenvolvidos pelo governo do estado, prefeituras, Ongs e iniciativa privada da região, tendo em vista os projetos estruturantes que estão sendo instalados na região, desde Rio das Ostras a São Francisco de Itabapoana, até o limite com o Estado do Espírito Santo, o que coloca Campos como polo natural de atração de pessoas e negócios.
Guiton ressaltou que as constatações do crescimento com aumento rápido da população requer medidas mais urgentes por parte dos órgãos estatais e remetem, por exemplo, à necessidade de intervenções para dotar a região de infraestrutura, como a reestrutururação da malha de rodovias estaduais e municipais, bem como a interligação delas em trechos estratégicos, e construção de novos trechos para conexão com rodovias federais, no caso com a BR-101 e a BR-356.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda