Notícia no detalhe
Morar Feliz resgata cidadania de milhares de famílias
Fomentar a noção de cidadania. Essa é a premissa do Programa Habitacional Morar Feliz que vem contemplando diversas famílias de Campos que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social. A secretária de Família e Assistência, Izaura Freire, afirma que, mais que um projeto que distribui casas, o Morar Feliz é uma proposta de desenvolvimento de uma série de outros valores. O programa já contemplou 5.426 famílias na primeira fase e, agora, na segunda, serão mais 4.574, totalizando 10 mil novas unidades habitacionais.
— A prefeitura cede a casa e os moradores constroem um lar, sintetizou Izaura.
Além da Secretaria de Família e Assistência, diversas outras unidades gestoras também auxiliam na ação assistencial. A Secretaria de Defesa Civil é uma delas. De acordo com o subsecretário da pasta, Major Edison Pessanha, o primeiro passo é identificar quais são as áreas do município que representam risco aos moradores das proximidades.
— Realizamos um estudo das áreas que estão propensas a alagamentos ou das comunidades que vivem às margens de rodovias, informou o major.
Em seguida, é a vez dos técnicos da Família e Assistência encaminharem-se até o local e identificarem essas casas, realizando um levantamento da quantidade de imóveis e de moradores de cada um deles. O cadastro efetivo com o perfil socioeconômico dessas famílias é feito, e é a partir daí que começa o trabalho antropológico nas comunidades.
— Nesta segunda etapa do programa, vamos nos aproximar ainda mais dessas pessoas, realizado reuniões periódicas onde as lideranças da comunidade poderão intervir e externar as dificuldades vividas pela população — falou Izaura.
Segundo Izaura, é difícil imaginar, mas grande parte dos moradores de áreas carentes, não tem sequer um banheiro em suas casas. “Precisamos realizar todo um trabalho de auxílio e reconhecimento dessa nova realidade, afinal, nós entregaremos para essas famílias uma casa com todos os recursos e é preciso trabalhar essas pessoas para que eles consigam manter e preservar o imóvel”, explicou a secretária.
As secretarias de Obras e Urbanismo, Saúde, Educação e Serviços Públicos também auxiliam no programa, implantando nas imediações toda a infraestrutura necessária para implementar aquela nova comunidade. Após a conclusão da etapa das obras, a Defesa Civil retorna ao processo realizando a mudança das famílias para seus novos lares e a demolição das antigas casas.
— Depois, a Secretaria de Obras retira os entulhos e a secretaria de Meio Ambiente cerca, arboriza e fiscaliza a área para que não sejam construídas casas nos locais de risco novamente”, falou o subsecretário de Defesa Civil.
— Costumo dizer que quem tem casa, tem tudo. Quando essa população recebe suas casas, ela começa a se enxergar como protagonista de direitos, o que, conseqüentemente, aumenta o desafio da administração pública que terá que lidar com cidadãos mais exigentes, com garra e vontade de mudar para melhor a realidade em que vivem, finalizou a secretária de Família e Assistência.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/07/2025 15:49:35 Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
- 14/07/2025 14:56:51 Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
- 14/07/2025 14:11:46 Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
- 14/07/2025 12:50:07 TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
- 14/07/2025 10:26:41 Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
1407 14h56Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
1407 14h11Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
1407 12h50TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
1407 10h26Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda