Notícia no detalhe
FMZP leva encanto e cultura à melhor idade em Tócos
“Cativar” pode ser uma música, uma palavra ou uma ação, conhecida muito bem pelo Grupo de Convivência Zenilta Martins, do distrito de Tócos, que recebe atendimento com atividades descentralizadas da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Com muitos sorrisos e interação garantida, a música, a poesia e o canto são peças fundamentais para levar aos representantes da Terceira Idade o melhor que a cultura pode atrair.
As atividades são conduzidas pelo vice-presidente da FMZP, Sérgio Alvarenga, que informa que, em Tócos, as ações de cultura são levadas todas as quartas- feiras. Além delas, outras atividades paralelas são desenvolvidas com o grupo, como a realização do “Encontro de Gerações”, que acontece com atividades no Largo da Imprensa, no Centro de Campos, e está previsto para ser realizado no próximo mês de setembro.
— O “Encontro de Gerações” consiste numa grande reunião entre avôs, pais, filhos e netos, para promoção de uma interação entre todos. O idoso precisa do jovem e o jovem precisa do idoso e neste entrelaçamento todos saem ganhando, pontua Sérgio.
Os trabalhos em Tócos são desenvolvidos desde o ano de 2011 e conta ainda com um grande bate-papo a respeito da atualidade, questionamentos e ensinamento sobre a cultura negra, entre outros assuntos que o grupo considerar interessantes de serem discutidos. Atualmente, as atividades direcionadas à “melhor idade” são desenvolvidas em Tócos, Poço Gordo e no Jardim Carioca.
Um dos membros do grupo é Maria Lucia Valeriano Cunha, de 66 anos, que fala sobre a importância do relacionamento entre os membros.
— O grupo já existe há 12 anos e o relacionamento que passamos a ter com a Fundação Zumbi dos Palmares é muito grande. Sérgio passou a ser não apenas músico, mas nosso amigo e digo que tivemos a sorte de encontrarmos uns aos outros aqui, relata a participante que, logo depois, declamou uma poesia para os amigos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda