Notícia no detalhe
Trianon com exposição “Memorial Afetivo do Comércio Campista”
Até o próximo dia 28, quem passar pelo foyer do Teatro Municipal Trianon terá a oportunidade de viajar pelo passado na exposição “Memorial Afetivo do Comércio Campista”, que celebra os 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). O acervo exibe fotos antigas de lojas, bem como antigas notas fiscais, máquinas de caixa registradora e outros objetos antigos. A exposição organizada pelo professor Wainer Teixeira de Castro, tem a curadoria do fotógrafo e pesquisador Wellington Cordeiro.
– Foram cinco meses entre pesquisa e captação de material. Além de comerciantes, contei com a ajuda do professor de fotografia, Leonardo Vasconcelos e do médico Wellington Paes. O resultado tem sido gratificante, pois conseguimos fazer com que as pessoas viagem pela história do comércio de Campos, com variados registros – explica Wellington Cordeiro.
Entre as curiosidades da exposição, estão registros da história de Ao Livro Verde, a mais antiga livraria do Brasil. Em um de seus registros de documentos, está a assinatura de Alair Ferreira, como contador. Mais tarde, ele se tornou um dos maiores políticos de nossa região, atuando como deputado federal por diversos mandatos.
– Trata-se de uma memória afetiva, pois todos nós temos uma relação diária com o comércio local, em nossas compras. Em tantos séculos, as moedas mudaram, os produtos se modernizaram e, através deste trabalho, uma parte das evoluções está registrada – finaliza Wellington.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
- 20/06/2026 08:59:32 Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
2006 08h59Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
1906 19h11Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















