Notícia no detalhe
Morar Feliz retira milhares de famílias de áreas de risco
“Sonhei a minha vida inteira em ter a minha casa própria, em um lugar seguro e com todos os recursos para minha família. Hoje meu sonho foi realizado”. O depoimento, emocionado, é da dona de casa Maria do Parto Botelho do Espírito santo, 52 anos. A família dela, que mora com o marido, filhos e netos, totalizando oito pessoas, é uma das 5.426 contempladas na primeira etapa do Programa Morar Feliz. A triste realidade de quem viveu durante muitos anos à beira da BR-101 ficou para trás. “Hoje, é só alegria”, disse Maria do Parto, contemplada há dois anos com uma casa no Conjunto Habitacional Tapera I. O Morar Feliz é o maior programa habitacional, desenvolvido por um município, do país. Assim como ela, mais 4.576 famílias de área de risco ou situação de vulnerabilidade social, também, serão beneficiadas. A prefeita Rosinha Garotinho lançou a pedra fundamental para o Morar Feliz II no início deste mês, em Úruraí, onde serão construídas mais de 900 novas residências.
Quem está na expectativa de viver a mesma alegria é a dona de casa, Fernanda Pessanha Siqueira da Silva, 28 anos, moradora de área de risco. “Tenho três filhos e dois não podem morar comigo porque minha casa é muito pequena e perigosa. Quando eu for contemplada com a minha casinha, minha família vai estar completa”, disse a dona de casa, cadastrada na Secretaria da Família e Assistência há cerca de dois meses.
As obras da segunda etapa do Morar Feliz começam em Ururaí na quinta-feira. As máquinas já estão no local e o canteiro de obras da Odebrecht, empresa responsável pela obra, já está sendo montado. Com a retirada de casas de área de risco da Ilha do Cunha, por exemplo, além de beneficiar as famílias ribeirinhas, aumentou a área de transbordo do rio. “Antes, com 10,20 metros, tínhamos que retirar famílias. Hoje, as águas só atingem as casas, se o nível estiver acima dos 11 metros”, informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
Ele lembra que na enchente entre 2008 e 2009, foram mais de 20 mil pessoas desabrigadas. Em 2012, após o Programa foram cerca de 1.200. Foram Chatuba do Lebret, Lagoa do Vigário, Lagoa do Sapo, Tapera, Jardim Aeroporto, Lagoa das Pedras, Matadouro e Goiabal, e do bairro da Ilha, em Ururaí, local mais atingido pelo rio que corta o distrito. “Foi um grande ganho social e para a saúde destas famílias, porque a maioria destas famílias não tinha água e nem esgoto”, informou o secretário de Defesa Civil, lembrando ainda dos benefícios ambientais, já que muitas destas famílias viviam às margens de rios e lagoas.
Com a construção das 4.574 unidades habitacionais, um investimento de R$ 476,5 milhões, o município terá entregue 10 mil casas. De acordo com o secretário de Obras e urbanismo, Edilson Peixoto, o distrito foi totalmente estruturado, após o Bairro Legal de Ururaí. “Os moradores de Ururaí, hoje, tem um local mais aprazível para viver. Agora, estamos anexando a este novo bairro, totalmente estruturado, mais três conjuntos habitacionais, totalizando 900 casas”, informa o secretário.
As casas da primeira etapa do Morar Feliz foram construídas em 14 conjuntos habitacionais, distribuídos em 10 bairros. Ao todo, 206 ruas foram abertas com os novos bairros, que são dotados de total infraestrutura: ruas asfaltadas, com calçadas, construção de galerias de água e esgoto, iluminação, sinalização e acessibilidade.
No Morar Feliz II, serão contempladas mais famílias que viviam em área de risco, situação de vulnerabilidade social ou que, atualmente, estejam inseridas no programa de aluguel social. Este ano, famílias voltaram a ser atingidas pela cheia do Rio Ururaí, com as chuvas da região serrana do município, chegando a ficar abrigadas em um imóvel da prefeitura.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
- 24/02/2026 17:47:46 Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
- 24/02/2026 17:39:26 Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
- 24/02/2026 17:14:29 Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
2402 17h47Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
2402 17h39Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
2402 17h14Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça






















