Notícia no detalhe
Morar Feliz retira milhares de famílias de áreas de risco
“Sonhei a minha vida inteira em ter a minha casa própria, em um lugar seguro e com todos os recursos para minha família. Hoje meu sonho foi realizado”. O depoimento, emocionado, é da dona de casa Maria do Parto Botelho do Espírito santo, 52 anos. A família dela, que mora com o marido, filhos e netos, totalizando oito pessoas, é uma das 5.426 contempladas na primeira etapa do Programa Morar Feliz. A triste realidade de quem viveu durante muitos anos à beira da BR-101 ficou para trás. “Hoje, é só alegria”, disse Maria do Parto, contemplada há dois anos com uma casa no Conjunto Habitacional Tapera I. O Morar Feliz é o maior programa habitacional, desenvolvido por um município, do país. Assim como ela, mais 4.576 famílias de área de risco ou situação de vulnerabilidade social, também, serão beneficiadas. A prefeita Rosinha Garotinho lançou a pedra fundamental para o Morar Feliz II no início deste mês, em Úruraí, onde serão construídas mais de 900 novas residências.
Quem está na expectativa de viver a mesma alegria é a dona de casa, Fernanda Pessanha Siqueira da Silva, 28 anos, moradora de área de risco. “Tenho três filhos e dois não podem morar comigo porque minha casa é muito pequena e perigosa. Quando eu for contemplada com a minha casinha, minha família vai estar completa”, disse a dona de casa, cadastrada na Secretaria da Família e Assistência há cerca de dois meses.
As obras da segunda etapa do Morar Feliz começam em Ururaí na quinta-feira. As máquinas já estão no local e o canteiro de obras da Odebrecht, empresa responsável pela obra, já está sendo montado. Com a retirada de casas de área de risco da Ilha do Cunha, por exemplo, além de beneficiar as famílias ribeirinhas, aumentou a área de transbordo do rio. “Antes, com 10,20 metros, tínhamos que retirar famílias. Hoje, as águas só atingem as casas, se o nível estiver acima dos 11 metros”, informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
Ele lembra que na enchente entre 2008 e 2009, foram mais de 20 mil pessoas desabrigadas. Em 2012, após o Programa foram cerca de 1.200. Foram Chatuba do Lebret, Lagoa do Vigário, Lagoa do Sapo, Tapera, Jardim Aeroporto, Lagoa das Pedras, Matadouro e Goiabal, e do bairro da Ilha, em Ururaí, local mais atingido pelo rio que corta o distrito. “Foi um grande ganho social e para a saúde destas famílias, porque a maioria destas famílias não tinha água e nem esgoto”, informou o secretário de Defesa Civil, lembrando ainda dos benefícios ambientais, já que muitas destas famílias viviam às margens de rios e lagoas.
Com a construção das 4.574 unidades habitacionais, um investimento de R$ 476,5 milhões, o município terá entregue 10 mil casas. De acordo com o secretário de Obras e urbanismo, Edilson Peixoto, o distrito foi totalmente estruturado, após o Bairro Legal de Ururaí. “Os moradores de Ururaí, hoje, tem um local mais aprazível para viver. Agora, estamos anexando a este novo bairro, totalmente estruturado, mais três conjuntos habitacionais, totalizando 900 casas”, informa o secretário.
As casas da primeira etapa do Morar Feliz foram construídas em 14 conjuntos habitacionais, distribuídos em 10 bairros. Ao todo, 206 ruas foram abertas com os novos bairros, que são dotados de total infraestrutura: ruas asfaltadas, com calçadas, construção de galerias de água e esgoto, iluminação, sinalização e acessibilidade.
No Morar Feliz II, serão contempladas mais famílias que viviam em área de risco, situação de vulnerabilidade social ou que, atualmente, estejam inseridas no programa de aluguel social. Este ano, famílias voltaram a ser atingidas pela cheia do Rio Ururaí, com as chuvas da região serrana do município, chegando a ficar abrigadas em um imóvel da prefeitura.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/07/2025 15:49:35 Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
- 14/07/2025 14:56:51 Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
- 14/07/2025 14:11:46 Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
- 14/07/2025 12:50:07 TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
- 14/07/2025 10:26:41 Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
1407 14h56Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
1407 14h11Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
1407 12h50TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
1407 10h26Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda