Notícia no detalhe
Morar Feliz retira milhares de famílias de áreas de risco
“Sonhei a minha vida inteira em ter a minha casa própria, em um lugar seguro e com todos os recursos para minha família. Hoje meu sonho foi realizado”. O depoimento, emocionado, é da dona de casa Maria do Parto Botelho do Espírito santo, 52 anos. A família dela, que mora com o marido, filhos e netos, totalizando oito pessoas, é uma das 5.426 contempladas na primeira etapa do Programa Morar Feliz. A triste realidade de quem viveu durante muitos anos à beira da BR-101 ficou para trás. “Hoje, é só alegria”, disse Maria do Parto, contemplada há dois anos com uma casa no Conjunto Habitacional Tapera I. O Morar Feliz é o maior programa habitacional, desenvolvido por um município, do país. Assim como ela, mais 4.576 famílias de área de risco ou situação de vulnerabilidade social, também, serão beneficiadas. A prefeita Rosinha Garotinho lançou a pedra fundamental para o Morar Feliz II no início deste mês, em Úruraí, onde serão construídas mais de 900 novas residências.
Quem está na expectativa de viver a mesma alegria é a dona de casa, Fernanda Pessanha Siqueira da Silva, 28 anos, moradora de área de risco. “Tenho três filhos e dois não podem morar comigo porque minha casa é muito pequena e perigosa. Quando eu for contemplada com a minha casinha, minha família vai estar completa”, disse a dona de casa, cadastrada na Secretaria da Família e Assistência há cerca de dois meses.
As obras da segunda etapa do Morar Feliz começam em Ururaí na quinta-feira. As máquinas já estão no local e o canteiro de obras da Odebrecht, empresa responsável pela obra, já está sendo montado. Com a retirada de casas de área de risco da Ilha do Cunha, por exemplo, além de beneficiar as famílias ribeirinhas, aumentou a área de transbordo do rio. “Antes, com 10,20 metros, tínhamos que retirar famílias. Hoje, as águas só atingem as casas, se o nível estiver acima dos 11 metros”, informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
Ele lembra que na enchente entre 2008 e 2009, foram mais de 20 mil pessoas desabrigadas. Em 2012, após o Programa foram cerca de 1.200. Foram Chatuba do Lebret, Lagoa do Vigário, Lagoa do Sapo, Tapera, Jardim Aeroporto, Lagoa das Pedras, Matadouro e Goiabal, e do bairro da Ilha, em Ururaí, local mais atingido pelo rio que corta o distrito. “Foi um grande ganho social e para a saúde destas famílias, porque a maioria destas famílias não tinha água e nem esgoto”, informou o secretário de Defesa Civil, lembrando ainda dos benefícios ambientais, já que muitas destas famílias viviam às margens de rios e lagoas.
Com a construção das 4.574 unidades habitacionais, um investimento de R$ 476,5 milhões, o município terá entregue 10 mil casas. De acordo com o secretário de Obras e urbanismo, Edilson Peixoto, o distrito foi totalmente estruturado, após o Bairro Legal de Ururaí. “Os moradores de Ururaí, hoje, tem um local mais aprazível para viver. Agora, estamos anexando a este novo bairro, totalmente estruturado, mais três conjuntos habitacionais, totalizando 900 casas”, informa o secretário.
As casas da primeira etapa do Morar Feliz foram construídas em 14 conjuntos habitacionais, distribuídos em 10 bairros. Ao todo, 206 ruas foram abertas com os novos bairros, que são dotados de total infraestrutura: ruas asfaltadas, com calçadas, construção de galerias de água e esgoto, iluminação, sinalização e acessibilidade.
No Morar Feliz II, serão contempladas mais famílias que viviam em área de risco, situação de vulnerabilidade social ou que, atualmente, estejam inseridas no programa de aluguel social. Este ano, famílias voltaram a ser atingidas pela cheia do Rio Ururaí, com as chuvas da região serrana do município, chegando a ficar abrigadas em um imóvel da prefeitura.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
- 18/09/2025 13:17:59 Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
1809 13h17Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
1809 12h43Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles