Notícia no detalhe
Dia Nacional de Combate à Homofobia marcado por homenagens
O respeito à diversidade sexual é trabalhado pelo cineasta Vagner de Almeida e pelo professor universitário Richard Park há 30 anos. Vagner começou realizando pesquisas nas áreas de sexualidade, gênero e saúde, até se deparar com o universo do cinema e utilizá-lo como meio para a divulgação do movimento da classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e dos direitos humanos. Dezessete de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate à Homofobia e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), diplomou as duas personalidades pela luta a favor da liberdade, na sede da OAB em Campos.
Segundo a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes, o trabalho realizado pela dupla é acompanhado há anos, mas é a primeira vez que Vagner vem ao município.
— Nossa cidade é, muitas vezes, considerada terra de coronelismo, mas é importante frisar que Campos é pioneira em todo o Brasil no que diz respeito à liberdade da classe LGBT, antes mesmo da criação da Comissão de Diversidade Sexual, em 2009, pela Drª Maria Berenice Dias. Nossa missão é, a cada dia, promover a união e “desengessar” a sociedade — falou Margarida.
O presidente da ESA, Djalma Tinoco, também defende os direitos da população. “É dever do advogado primar, conhecer, respeitar e aplicar a constituição. Onde houver injustiça, haverá um advogado ao lado dos injustiçados”, disse.
De acordo com Vagner, o objetivo é o respeito. “Não queremos que todos concordem com nossas ideias, mas queremos o direito de compartilhá-las”, esclareceu o cineasta. Ele apresentou um de seus filmes, o documentário de 2011 “Janaína Dutra: Uma Dama de Ferro”, onde conta a história da primeira travesti a receber uma carteira da OAB e que lutou pelo direito de sua classe receber o tratamento contra o vírus da AIDS.
O presidente da OAB, Carlos Fernando Silva, destacou a importância da mobilização e trabalho em conjunto para que o combate à homofobia não seja apenas uma data no calendário nacional. “Precisamos colocar em prática o Artigo 3º da Constituição Federal de construir uma sociedade livre e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















