Notícia no detalhe
Dia Nacional de Combate à Homofobia marcado por homenagens
O respeito à diversidade sexual é trabalhado pelo cineasta Vagner de Almeida e pelo professor universitário Richard Park há 30 anos. Vagner começou realizando pesquisas nas áreas de sexualidade, gênero e saúde, até se deparar com o universo do cinema e utilizá-lo como meio para a divulgação do movimento da classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e dos direitos humanos. Dezessete de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate à Homofobia e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), diplomou as duas personalidades pela luta a favor da liberdade, na sede da OAB em Campos.
Segundo a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes, o trabalho realizado pela dupla é acompanhado há anos, mas é a primeira vez que Vagner vem ao município.
— Nossa cidade é, muitas vezes, considerada terra de coronelismo, mas é importante frisar que Campos é pioneira em todo o Brasil no que diz respeito à liberdade da classe LGBT, antes mesmo da criação da Comissão de Diversidade Sexual, em 2009, pela Drª Maria Berenice Dias. Nossa missão é, a cada dia, promover a união e “desengessar” a sociedade — falou Margarida.
O presidente da ESA, Djalma Tinoco, também defende os direitos da população. “É dever do advogado primar, conhecer, respeitar e aplicar a constituição. Onde houver injustiça, haverá um advogado ao lado dos injustiçados”, disse.
De acordo com Vagner, o objetivo é o respeito. “Não queremos que todos concordem com nossas ideias, mas queremos o direito de compartilhá-las”, esclareceu o cineasta. Ele apresentou um de seus filmes, o documentário de 2011 “Janaína Dutra: Uma Dama de Ferro”, onde conta a história da primeira travesti a receber uma carteira da OAB e que lutou pelo direito de sua classe receber o tratamento contra o vírus da AIDS.
O presidente da OAB, Carlos Fernando Silva, destacou a importância da mobilização e trabalho em conjunto para que o combate à homofobia não seja apenas uma data no calendário nacional. “Precisamos colocar em prática o Artigo 3º da Constituição Federal de construir uma sociedade livre e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















