Notícia no detalhe
Educandário São José do Operário completa 50 anos
O Educandário São José Operário completa 50 anos no próximo dia 1º, Dia do Trabalhador. A instituição, através da parceria com a Prefeitura de Campos, tem muito que festejar, segundo informou a presidente, Cristina Salgado. O espaço continua sendo referência nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense, visto que muitos alunos são de municípios vizinhos.
- Na época, a fundadora, Nídia Lysandro, sentiu a necessidade de criar uma casa voltada para os cegos, considerada uma deficiência com menor assistência no país. Após fundar o Educandário, mais de 80 pessoas, vindas de outros estados, viviam aqui. A casa foi sendo adaptada, com acessibilidade, mas as oficinas de reabilitação eram pouquíssimas. Com o fim do ciclo do açúcar, começamos a buscar parcerias e, hoje, a Prefeitura tem nos dado condições de trabalho - disse.
De acordo com Cristina, a Prefeitura mantém a parceria para que o Educandário continue atendendo a um público que o governo não atende. “E assim tem acontecido no atual governo, que muito tem reconhecido o nosso trabalho”, ressaltou a presidente, acrescentando que do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) são repassados pouco mais de R$ 60 mil, e do Conselho Municipal de Proteção e Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), R$ 18.500.
Cerca de 100 deficientes visuais ou com baixa visão e 120 portadores de múltiplas deficiências são atendidos por uma equipe de 25 profissionais, formada por equoterapeuta, psicólogo, pedagogo, assistente social, fonoaudiólogo e educador físico.
- As necessidades são diversas. Além de equoterapia e hidroterapia, os alunos têm aulas de natação, de oficinas de bateria, informática, de dança, orientação e mobilidade, sistema de Braile de ensino - informou a presidente, lembrando o recém-criado Conselho Municipal de Deficientes (Comde), que vai fazer valer as leis que beneficiam portadores de diversas deficiências.
O filho da dona de casa Laís da Silva Ribeiro, Kaio José Ribeiro, 5 anos, conta que o filho passou da hora de nascer. Ela recebeu dos médicos, a orientação de procurar um serviço que pudesse reabilitar a coordenação motora do menino.
- Sou de Barcelos, em São João da Barra, onde é uma burocracia para conseguir um serviço de equoterapia. Ficamos sabendo que em Campos possui este serviço e resolvemos vir pra cá. O meu filho já está há 2 anos fazendo as sessões. A postura dele e a coordenação motora melhoraram 100%”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















