Notícia no detalhe
Segunda edição do projeto Quartas de Debate
A Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, realizou nesta quarta-feira (26), a segunda edição do projeto “Quartas de Debate”, no espaço do “Telecentro” da biblioteca. Na oportunidade aconteceram duas palestras. Uma com o museólogo Carlos Freitas, que falou sobre o passado da região. A outra palestra foi ministrada pela historiadora Sylvia Paes, que abordou diversos assuntos, como o positivismo, a nova história e a nova verdade.
Freitas comentou sobre a falência de algumas usinas de Campos e o potencial a ser explorado na produção de açúcar e álcool, que está com os preços em alta. Ele ainda informou que, em Pernambuco, esse ano foram inauguradas mais de 30 usinas, destacando, ainda, a necessidade de se preservar a memória da cidade.
Sylvia lembrou da importância do Arquivo Público Municipal, onde fatos podem ser comprovados por meio de consulta a fontes primárias (documentos, registros, livros, entre outros). Ela enfatizou que esses fatos podem ser lidos, estudados, comparados e até mesmo criticados. Elogiou, ainda, a linha editorial da revista “Superinteressante”, que traz matérias científicas sem o rigor da linguagem acadêmica. Ela citou a matéria da última edição que fala sobre a revisão da História do Brasil que aprendemos na escola.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 16:17:45 I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
- 20/06/2026 16:07:28 Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
2006 16h07Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
2006 11h29CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















