Notícia no detalhe
Curso de videopoesia no Palácio da Cultura
O Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima iniciou nesta terça-feira (25), as aulas do Curso de Videopoesia, ministrado pelo cineasta Cardes Amâncio, que prosseguirão até sexta-feira (28), nos horários da tarde e à noite, no porão do Palácio da Cultura. Na oportunidade, os cursistas assistiram ao vídeo documentário “Abasto de Buenos Aires”, curta metragem filmado em Super-8, que conta, por meio de imagens poéticas, a história da construção de um shopping onde funcionava um mercado na capital argentina.
- Esse primeiro momento tem um caráter mais introdutivo. Estamos trabalhando mais a parte conceitual, abordando as questões da técnica, estilo, gênero e linguagem. Vamos pensar juntos no tema que vai ser utilizado na produção que vamos fazer - explicou o professor Cardes Amâncio.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, disse que os cursos de formação fazem parte da política da FCJOL para o áudio-visual. “No ano passado os cursistas, orientados pelo professor, fizeram um vídeo curto sobre o Mercado Municipal. Esse ano eles devem tratar do assunto amor, numa alusão ao Dia dos Namorados, que está próximo e ao concurso de cartas de amor, que o Departamento de Literatura da Fundação está promovendo”, informou Avelino.
Os cursistas também puderam assistir aos vídeos “Semeador Urbano” e Sobrevôo, ambos de Cardes Amâncio. O primeiro, de 7 minutos, tem a temática ambiental. Premiado como melhor curta no Festival de Cinema Sócio-Ambiental de Iraquara (Fasai), na Bahia, já foi exibido em Lima, no Peru e em Nova Iorque, nos Estados Unidos. No início de junho, será exibido no Fica, de Goiás, que está entre os cinco principais festivais de cinema ambientais do mundo
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















