Notícia no detalhe
Fundação Zumbi vai lançar livros no Consulado de Angola
Dois livros serão lançados no Consulado de Angola, no Rio de Janeiro, no dia 16 de maio, com o apoio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP): Quilombo – terra da esperança, de Hélvio Cordeiro; e Arquivo Negro, de Mário Menezes. A informação é do presidente da fundação, Jorge Luiz dos Santos.
- Esta é uma forma de divulgar um pouco da nossa história, mostrando a presença do negro na formação campista – disse Jorge, lembrando que outros três livros foram lançados pela fundação; Carukango – o príncipe dos escravos, Escravidão e Abolição em Campos e Receita de culinária afro. “Estamos trabalhando a pesquisa e a divulgando nossa história”, completa.
Quilombo – terra da esperança é o quarto livro do escritor Hélvio Cordeiro. O livro, que foi lançado na 7ª Bienal do Livro de Campos, retrata os fatos marcantes dos quilombos do município, inclusive com documentos de negros presos e do Quilombo de Travessão. Os quatro quilombos que já tem a certificação da Fundação Cultural Palmares também são citados: Conceição do Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá. Outro quilombo retratado é Carobinho, também no Imbé, que ainda mantém características originais.
- O lançamento deste livro no Consulado de Angola representa uma proximidade maior de nossas raízes, os negros que construíram nossa cidade, com a terra-mãe África. É uma oportunidade de ouro – diz Hélvio Cordeiro, que já teve livros lançados na Academia Brasileira de Letras (ABL), na 4ª Bienal Internacional de Alagoas e no Centro Cultural Cândido Mendes.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda