Notícia no detalhe
Aeróbica com dança anima a terceira idade
As aulas de aeróbica com dança, do Clube da Terceira Idade, dão um chega prá lá na tristeza, elevam a autoestima e promovem a integração e a socialização dos participantes. Cada aula dura 60 minutos de pura energia e alto astral. A alegria contagiante do professor Orensten Júnior não deixa ninguém parado. Todos entram na dança, cada um no seu limite, é claro.
São alunos de 60 a 80 anos, que se divertem ao som de samba, axé, funk, forró, sertanejo, kuduro, bolero, entre outros ritmos. Segundo o professor, o objetivo da aula é ajudar na manutenção dos movimentos básicos dos idosos, como caminhar, levantar, subir escadas.
- A aeróbica com dança trabalha o sistema respiratório, auxilia no tratamento da depressão e da síndrome do pânico e aumenta a autonomia dos idosos (mobilidade). Temos um aluno que teve um acidente vascular cerebral (AVC). Ele chegava carregado. Em seis meses, já estava andando de bicicleta – conta o professor.
Júnior lembra também, do caso de outra aluna com Mal de Alzheimer. “Em seis meses de aula, a medicação dela teve uma redução de 60%. Ela se lembrou de tudo. Fez até um bolo de chocolate para mim”, ressalta.
As aulas acontecem as terças, quintas, e sextas-feiras, das 10h às 11h. Os interessados devem apresentar um atestado médico. As aulas são realizadas há 17 anos. A aposentada Thereza Gomes Coutinho, de 79 anos, é uma das primeiras alunas matriculadas. Ela destaca os benefícios das atividades.
- A aula deste professor levanta a nossa autoestima, faz a gente ter vontade de viver, é um bálsamo para a vida da gente. Se não fosse esta ginástica, ia ter muita gente com depressão – pontua.
Segundo o diretor do Departamento do Idoso da Secretaria de Saúde e coordenador do Clube da Terceira Idade, Edivaldo Azevedo, os benefícios da aula de aeróbica com dança estão comprovados, melhorando o quadro de depressão. “As atividades mexem com o emocional e trabalham a musculatura e a respiração, promovendo mais qualidade de vida para os idosos. Dança é saúde”, completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda