Notícia no detalhe
Gestores também vão atuar no combate à dengue
A dengue foi tema de mais uma reunião na tarde desta quarta-feira (27). Informações sobre como evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti e onde buscar atendimento quando surgirem os sintomas da doença foram repassadas a encarregados de Unidades Básicas de Saúde (UBS), supervisores de bairros e a gestores ou representantes de todas as secretarias municipais, juntamente com o alerta da situação da dengue em Campos.
O objetivo é que os participantes da reunião atuem como multiplicadores das informações em seus postos de trabalho e junto às suas comunidades também, verificando semanalmente, nestes locais, o acúmulo de materiais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, explicou que o combate à dengue é um dever de todos, lembrando que desde 2011 a Prefeitura realiza a campanha “Dengue mata – não deixe que o mosquito vire um pesadelo na sua vida”.
- Campos é o maior município do Estado do Rio e não podemos nos acomodar e contar apenas com as vistorias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para conter a doença, que está sendo transmitida por um sorotipo novo, o vírus do tipo 4, para o qual ainda não temos imunidade. Então, é preciso que cada um verifique sua casa, imóveis e terrenos próximos, o local de trabalho, para evitar deixar latas, potes, tampinhas de garrafa ou qualquer material que possa guardar a larva do Aedes Aegyiti, que leva em média 10 dias para eclodir e proliferar novos mosquitos – alerta.
Suledil chamou a atenção dos secretários presentes, para que a vistoria seja ainda mais intensa nas sedes dos órgãos públicos municipais. Ele citou relatos do CCZ sobre larvas encontradas em lugares inusitados, como reservatórios para degelo de geladeiras, ar refrigerado e bebedouros.
- Toda a estrutura do governo municipal participa do enfrentamento do mosquito da dengue, com mutirões diários em diversos bairros, limpeza de terrenos, recolhimento de lixo, e precisamos fazer mais e mostrar a população que somos servidores públicos, mas primeiramente, como cidadãos, estamos envolvidos e cumprimos nosso dever de combater a dengue individualmente, como forma de nos proteger e proteger nossas famílias e vizinhos de uma doença que maltrata muito”, concluiu Suledil, lembrando o provérbio chinês “Se cada um varrer a frente de sua casa, a rua inteira ficará limpa”.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
- 16/05/2025 13:41:18 Divulgado resultado final do Processo de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado
Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
1605 13h41Divulgado resultado final do Processo de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional