Notícia no detalhe
Curso de biossegurança para profissionais de beleza
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) realizou nesta segunda-feira (25), capacitação em Biossegurança para profissionais dos segmentos de beleza e estética do município. O objetivo do curso, ministrado pela enfermeira Samila Santos e pela educadora sanitária Luciana Abreu, foi orientar cabeleireiros, manicures e outros profissionais da área de beleza e estética sobre licenciamento sanitário e responsabilidade técnica, para garantir o funcionamento dos salões de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer – explicou a coordenadora Vívian Lanunce Paes.
Os materiais do salão de beleza precisam ser higienizados e trocados com freqüência. Caso contrário, eles são um dos melhores meios de se adquirir doenças e micoses.
Veja algumas dicas de como evitar riscos:
1) Tintas de cabelo e esmaltes. Para quem não sabe, infelizmente, circulam pelo mercado muitos produtos que não estão dentro dos padrões estabelecidos na vigilância sanitária. Sendo assim, é importante tomar cuidado sendo que eles podem causar sérias inflamações. Os produtos que estiverem fora do prazo de vaidade e estiverem sido adulterados também representam um perigo.
2) As lixas de unhas e os alicates podem conter fungos e bactérias de restos de pele que podem ser um verdadeiro veneno para a sua mão e pé. É importante que você tenha o seu próprio kit de beleza, e leve-o sempre ao salão de beleza quando quiser fazer as unhas.
3) Atente também se o salão de beleza que você freqüenta tem alicates e espátulas usadas nas unhas das clientes cuidadas e higienizadas por estufas, lavatórios com toalhas de papel, lixeira com tampa e sabonete líquido, ceras de depilação com registro e aprovação da Anvisa, toalhas de uso individual, bacias com protetor plástico que sejam descartáveis e produtos dentro do prazo de validade.
É sempre importante que os profissionais donos de salão de beleza atentem a esses detalhes, sendo que não podem correr o risco de perder clientes ou mesmo de serem multados em seus estabelecimentos por falta de higiene. “Lembre-se sempre, a prevenção é tudo”, finaliza a enfermeira Samila Santos.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia