Notícia no detalhe
Oficinas: habilidade e criatividade na Casa do Artesão
Linha, agulha e tecido. Estes são alguns materiais que, aliados a muita criatividade e à habilidade com as mãos, se transformam em peças únicas. Essa é a proposta das oficinas oferecidas na 2ª edição da Casa do Artesão, realizada no Farol de São Tomé. No espaço, além dos 12 estandes com diferentes produtos de artesanato, duas salas para as oficinas. A Casa do Artesão é uma iniciativa da Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
A dona de casa Maria das Graças Alves Santos, 63 anos, foi à Casa do Artesão comprar um brinco e ficou sabendo das oficinas. Assim que soube da oficina de terço em fuxico, Maria das Graças logo se interessou. Foi a primeira vez em que ela teve contato com o artesanato. “Já sei segurar na agulha direitinho”, disse a dona de casa, que recebeu instruções da professora Cecília Silva Melo.
Na sala ao lado, outra oficina atraiu várias pessoas: a de customização em cadernos, com a instrutora Deise Helena Cardoso da Silva. Também já foram realizadas oficinas de bordado livre, bolsas de sacolas plásticas e de peças de gesso. Além de ser uma terapia, também, o artesanato também pode ser uma renda extra para muitas pessoas. Segundo o presidente da Codemca, Jivago Faria, 20 oficinas estão sendo oferecidas, gratuitamente, e todo material é fornecido pela Codemca. “As oficinas são gratuitas e representam oportunidade de uma renda extra, através do artesanato”, diz Jivago.
A Casa do Artesão foi aberta na sexta-feira (25) e continua neste final de semana. Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º), o funcionamento é das 13h às 22h, e no sábado (02) e domingo (03), das 10h às 22h. Na quinta-feira, das 14h às 17h, haverá oficina de máscaras de carnaval, com técnicas de papietagem (técnica que usa papel rasgado, cola e também um suporte, para a montagem de esculturas). Na sexta-feira, as oficinas são de bolsas recicladas com sacolas plásticas e de customização em moda, além de peças decorativas de cozinha e máscaras de carnaval.
Na Casa do Artesão, os visitantes podem encontrar peças de decoração feitas de madeira, abajures e luminárias de tabua, roupas customizadas, acessórios em pedrarias, bolsas, toalhas, entre outros. Participam do evento, artesãos da Feira Mãos de Campos, dos cursos de Inclusão Produtiva da Secretaria da Família e Assistência Social, dos cursos de Cultura Popular da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da Economia Solidária e de vários grupos produtivos que produzem diversos tipos de artesanato. Artesãos de outros municípios também participam.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso