Notícia no detalhe
Romeiros fazem Caminho de Santo Amaro
Romeiros de vários bairros de Campos e diferentes cidades participam desde a noite desta segunda-feira (14) do Caminho de Santo Amaro, um percurso de fé que liga a sede do município ao distrito, que leva o nome do Padroeiro da Baixada Campista. A Prefeitura de Campos montou uma estrutura com duas tendas de acolhimento, ambulâncias, viaturas da Guarda Civil Municipal e sinalização específica.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) e conta com apoio de vários órgãos, como secretarias de Saúde e Cultura, Emut, entre outros. Na primeira tenda, profissionais de saúde estavam prestando atendimentos, entre eles aferimento de pressão arterial.
O funcionário da Petrobras, Felipe Bastos Pereira Crespo, voltou do trabalho, em Macaé, e iniciou a caminhada, mas não se descuidou da saúde. No primeiro ponto de apoio, buscou apoio para se certificar se poderia continuar. “Estou participando pela primeira vez. Preciso aferir a pressão arterial porque trabalho em Macaé e saio às 4h30 da manhã, como fiz hoje, e estou retornando agora sem descansar. Vou em busca de uma bênção”, disse Felipe, que elogiou a estrutura montada pela prefeitura.
Na tenda, junto ao posto do BPRv, além da ambulância, mesa de frutas para repor as energias e folheteria sobre a tradicional festa e Cavalhada de Santo Amaro, informado sobre a origem da luta de mouros e cristãos, realizada pela primeira vez em Campos em 7 de outubro de 1730 e, também, sobre o Caminho de Santo Amaro.
- Estou fazendo o Caminho de Santo Amaro a pé pela primeira vez. Me preparei bastante e vou no ritmo forte para chegar antes da meia-noite. Eu vou acompanhar, me posicionando como um romeiro, para sentir de perto as dificuldades que eles sentem na caminhada e quais os ajustes necessários nos serviços que a prefeitura presta no apoio ao longo da caminhada. Só fazendo assim, para sentir exatamente a necessidade que os romeiros sentem nesta caminhada – disse o secretário Marcelo Neves. Também estão fazendo a caminhada o presidente e o diretor da Fundação Zumbi, Jorge Luiz dos Santos e Hélvio Cordeiro.
Durante o percurso, moradores da Baixada Campista oferecem toalhas para secar o rosto e copos de água mineral em um gesto de solidariedade e amor ao próximo, como fazem todos os anos. Duas motos da Guarda Civil Municipal estão acompanhando os romeiros e ajudando na sinalização do percurso, aumentando a segurança para quem está fazendo o trajeto de quase 40 quilômetros a pé.
Na tenda de Mineiros, duas ambulâncias e dois veículos da Guarda Civil estão prestando apoio aos romeiros, entre eles, moradores de Lagoa das Pedras, Jardim Carioca, Jóquei, Parque Aurora, Centro, além de devotos vindos de outras cidades. “Viemos mais uma vez para fazer a caminhada porque somos devotos de Santo Amaro. Mais dois amigos que viriam não puderam vir por problemas pessoais, mas aqui estamos nós e queremos participar da primeira missa”, disse Maria Angélica Serafim, de Cordovil, Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda