Notícia no detalhe
Laboratório da UPH São José funciona em regime de plantão 12h
O Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José está funcionando, desde o dia 1º de janeiro deste ano, em regime de plantão de 12h. A ampliação do horário de atendimento do laboratório foi adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que administra a unidade, com o objetivo de aumentar o suporte para diagnóstico dos pacientes atendidos.
A UPH São José, referência no atendimento de urgência e emergência, na Baixada Campista, realiza uma média de 6.000 atendimentos por mês. O Laboratório de Análises Clínicas conta com oito profissionais plantonistas e está equipado para realização de diversos exames, como hemograma completo, glicose, colesterol total, triglicerídeos, cálcio, creatinina, ácido úrico, proteína total e frações, hemoglobina glicada (exame para monitoramento de paciente diabético), teste de sífilis, e teste rápido para diagnóstico de dengue, além de exames de fezes e urina.
O presidente da FMS, Sebastião Campista, esteve no laboratório da unidade na tarde de quarta-feira (09), acompanhado pelo chefe de gabinete da Fundação, Carlos Filipe Mocaiber. Sebastião disse que a ampliação do horário de funcionamento do laboratório faz parte da política da Fundação, de aumentar a resolutividade de suas Unidades Pré-Hospitalares.
— Estamos estruturando as unidades para que elas possam atender às demandas da população, sem necessidade de transferência e sobrecarga nos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. A medida foi adotada neste momento, também, devido ao potencial aumento de atendimentos de urgência de pacientes que estão veraneando no Farol de São Thomé — pontuou Sebastião.
O responsável técnico do laboratório da UPH São José, Felipe Oliveira, disse que a ampliação do horário de funcionamento trouxe grande melhoria para a unidade. “Agora, os pacientes que procurarem o São José nos feriados e nos finais de semana terão suporte ambulatorial”, afirma.
O médico plantonista do São José, Tiago Costa Furtado, disse que a medida vai diminuir a transferência de pacientes para outros hospitais. “O paciente não precisará ser removido para realização de exames e terá um diagnóstico mais rápido. Mesmo que o paciente precise de transferência e internação, ele já vai ser encaminhado para a unidade final de atendimento com um diagnóstico fechado”, afirma o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso