Notícia no detalhe
Laboratório da UPH São José funciona em regime de plantão 12h
O Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José está funcionando, desde o dia 1º de janeiro deste ano, em regime de plantão de 12h. A ampliação do horário de atendimento do laboratório foi adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que administra a unidade, com o objetivo de aumentar o suporte para diagnóstico dos pacientes atendidos.
A UPH São José, referência no atendimento de urgência e emergência, na Baixada Campista, realiza uma média de 6.000 atendimentos por mês. O Laboratório de Análises Clínicas conta com oito profissionais plantonistas e está equipado para realização de diversos exames, como hemograma completo, glicose, colesterol total, triglicerídeos, cálcio, creatinina, ácido úrico, proteína total e frações, hemoglobina glicada (exame para monitoramento de paciente diabético), teste de sífilis, e teste rápido para diagnóstico de dengue, além de exames de fezes e urina.
O presidente da FMS, Sebastião Campista, esteve no laboratório da unidade na tarde de quarta-feira (09), acompanhado pelo chefe de gabinete da Fundação, Carlos Filipe Mocaiber. Sebastião disse que a ampliação do horário de funcionamento do laboratório faz parte da política da Fundação, de aumentar a resolutividade de suas Unidades Pré-Hospitalares.
— Estamos estruturando as unidades para que elas possam atender às demandas da população, sem necessidade de transferência e sobrecarga nos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. A medida foi adotada neste momento, também, devido ao potencial aumento de atendimentos de urgência de pacientes que estão veraneando no Farol de São Thomé — pontuou Sebastião.
O responsável técnico do laboratório da UPH São José, Felipe Oliveira, disse que a ampliação do horário de funcionamento trouxe grande melhoria para a unidade. “Agora, os pacientes que procurarem o São José nos feriados e nos finais de semana terão suporte ambulatorial”, afirma.
O médico plantonista do São José, Tiago Costa Furtado, disse que a medida vai diminuir a transferência de pacientes para outros hospitais. “O paciente não precisará ser removido para realização de exames e terá um diagnóstico mais rápido. Mesmo que o paciente precise de transferência e internação, ele já vai ser encaminhado para a unidade final de atendimento com um diagnóstico fechado”, afirma o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda