Notícia no detalhe
Emergência em Casa: três anos com mais de 54 mil atendimentos
Saúde é prioridade na Prefeitura de Campos e o programa Emergência em Casa completou três anos de implantação com mais de 54 mil atendimentos. O programa, desde 2010, vem assistindo toda a população de Campos, salvando vidas ao prestar socorro às pessoas em suas residências. O Emergência em Casa começou a funcionar em dezembro do ano anterior, como projeto-piloto de atendimento emergencial acionado por telefone, através do número 192.
O vice-Prefeito, Doutor Chicão, destaca que foram mais de 54 mil atendimentos pelo Emergência em Casa, até dezembro passado. “Queremos consolidar ainda mais o programa e a atuação desses profissionais que, diariamente, se comprometem a salvar pessoas em todos os pontos do município. O programa conta com equipes altamente treinadas e o atendimento é iniciado já no chamado, quando o atendente, ele mesmo ou um médico, passa a orientar os familiares com os cuidados que o paciente necessita até a chegada dos enfermeiros e médico para o socorro na casa”, acreescenta.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, frisa que o atendimento emergencial prestado na casa do pacientes tem diversos fatores positivos: “São quatro bases do programa, funcionando em Nova Brasília, Travessão, Goitacazes e Baixa Grande, além da sede no Hospital Geral de Guarus e esse atendimento regionalizado agiliza o socorro, garante melhores chances de salvar os pacientes. O fato de o paciente estar na presença de familiares na hora do socorro faz com que ele se sinta mais seguro, mais protegido. Já os profissionais que realizam o atendimento, desde o motorista da ambulância UTI até o médico, também se sentem mais seguros e gratificados com o acompanhamento da família, que reconhece o serviço prestado. Além disso, o serviço do Emergência em Casa ajuda a desafogar o atendimento aos casos mais graves nos hospitais”, explicou.
Concorda com o secretário, o médico do Emergência em Casa, Benedito Chami, que, na manhã desta sexta-feira (4), atendeu uma paciente com crise convulsiva no Parque Presidente Vargas. “Temos que chegar e socorrer o paciente imediatamente, mas também fazemos todas as avaliações necessárias e só saímos quando o assistido está completamente estabilizado. Caso o problema seja mais complexo, removemos a pessoa para a unidade de saúde mais próxima. Em geral, conseguimos prestar o atendimento na casa e temos a satisfação de deixar as pessoas mais tranquilas, estabilizadas, aos cuidados da família”, contou.
O atendimento a que se refere o médico socorrista foi prestado a Cristiane Fraga, de 46 anos. Ao perceber que a irmã estava tendo repetidas crises convulsivas, Luciene Dalva Fraga acionou imediatamente o Programa Emergência em Casa, que em poucos minutos chegou a sua residência. “Não sei o que seria de nós sem esse programa, que é ótimo. Já acionamos o 192 várias vezes e sempre chegam rapidinho. Os profissionais são excelentes e sempre muito atenciosos com a gente”, falou Luciene.
Veja abaixo a tabela com os atendimentos prestados pelo Emergência em Casa:
Cilque aqui e confira os ATENDIMENTOS
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional