Notícia no detalhe
Guarda Ambiental tem balanço anual positivo
Com 357 atendimentos, a Guarda Ambiental, grupamento específico da Guarda Civil Municipal (GCM), tem um saldo positivo das atividades desenvolvidas durante o ano de sua fundação. Criada no dia 5 de junho de 2012, a Guarda Ambiental formou 30 guardas aptos a atuar a favor do meio ambiente, de acordo com o artigo 255 da Lei Federal que institui que gerações presentes e futuras têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A lei federal também prevê a utilização adequada dos recursos naturais, essenciais à qualidade de vida saudável, dando ao poder público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo. Segundo o subcomandante da Guarda Ambiental, Sávio Tatagiba, os números mostram que o balanço do ano de 2012 foi positivo.
Dos quase 360 atendimentos realizados pela Guarda Ambiental, 36% foram resgates de animais silvestres, 12% foram solturas, 11% dos trabalhos foram fiscalizações de Áreas de Preservação Ambiental (APA), 7% estão relacionados a maus tratos de animais. Do total de ações, 6% foram apreensões de material de caça. O mesmo número foi de criação irregular de animais, palestras de educação ambiental, poluição dos recursos hídricos e apoio a outros órgãos e secretarias (Postura Municipal, Centro de Controle e Zoonozes, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente).
Flagrantes de crimes ambientais compõem 2% das ações realizadas pela Guarda Ambiental. Aterramento de corpos hídricos também representa a parcela de 2% do total. O órgão também capturou 194 animais, entre eles, macacos, pássaros, tamanduás mirins, cágados, cobras, gambás e pássaros de diversas espécies. Todas as apreensões de animais executadas pela Guarda Ambiental têm parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Animais, da Universidade Estadual do Norte Fluminsense Darcy Ribeiro (Uenf). Na Uenf os veterinários avaliam os animais e depois de recuperados, dependendo das condições, realizam soltura ou os encaminham para um criadouro apropriado ou zoológico.
- Nossa meta para o ano de 2013 é aumentar o efetivo da Guarda Ambiental e atender toda a demanda. Assim como a cidade de Campos, as prefeituras vêm sendo incentivadas pelo governo do Estado a criarem Guardas Ambientais para dar apoio aos órgãos que trabalham na proteção dos recursos naturais. Em contrapartida, o governo Estadual disponibiliza de uma verba direcionada ao município, para a realização deste trabalho. Além do incentivo estadual, também cumprimos a Lei Federal que institui a proteção ao meio ambiente para preservação direcionada às futuras gerações – destaca Tatagiba.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















