Notícia no detalhe
'O Índio e a Arqueologia' no Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus será comemorado nesta terça-feira (18) com programação preparada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Além do aniversário de 9 anos do Arquivo Público, prossegue no Museu Olavo Cardoso a Exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu”. Durante todo o dia, acontecerão visitas de escolas e atividades como exibição do vídeo “O Povo Verdadeiro”, sobre índios de uma tribo do Mato Grosso. O ponto alto será a simulação de escavação de um sítio arqueológico, onde foram enterradas louças, cerâmicas, ossos e objetos, como uma calculadora eletrônica, que arqueólogos poderão encontrar no futuro.
-As crianças cavam para poder encontrar os objetos e descobrem muitas coisas. A exposição é fruto de um estudo que o Grupo “Officina”, da Uenf, fez durante um ano. São releituras de todos os viajantes que passaram pelas regiões Norte e Noroeste Fluminense, confrontadas com memorialistas e cronistas. O objetivo foi identificar os índios que estiveram nessa região e como foram vistos por esses viajantes - , informa a responsável pelo Museu Olavo Cardoso, Sylvia Paes.
A exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu” tem duas partes. Uma sobre os índios Tupi e os índios da nossa região, os Goitacá, Puri, Coropó e Coroados, e a parte de arqueologia, com peças pré-históricas, como ossos e cerâmicas e a parte colonial, com louças e tijolos.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 16:17:45 I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
- 20/06/2026 16:07:28 Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
2006 16h07Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
2006 11h29CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















