Notícia no detalhe
Vacina contra HPV: modelo de política pública para RJ e União
Campos dos Goytacazes foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano). A estratégia de vacinação e a experiência de sucesso de Campos com a vacinação contra o HPV viraram tema de artigo científico na Revista Brasileira de DSTs em agosto passado e, no último mês de novembro, foram apresentadas como modelo de política pública de saúde na “Jornada Magnitude, transcendência e vulnerabilidade do HPV: subsídios para intervenção”, evento promovido pela Sociedade Brasileira de DST (Regional Distrito Federal), na UNB.
Campos, agora, serve de exemplo para o governo estadual, que já anunciou a distribuição da vacina a partir de 2013, e para o governo federal, que já teve aprovado o projeto de lei que garante a vacina a meninas de 9 a 13 anos de idade, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
A meta de Campos é vacinar uma população de 17 mil meninas de 11 a 15 anos de idade, através de uma estratégia híbrida, que combina a vacinação em todas as escolas públicas e privadas, bem como a imunização realizada em dois postos de saúde fixos para complementar a vacinação de faltosos, adolescentes fora da escola ou casos de exceção. Foram investidos R$ 6 milhões de reais para a obtenção de 51 mil doses da vacina.
Na estratégia, foram feitas campanhas de conscientização dos pais, que precisam autorizar a vacinação das filhas palestras para se esclarecer os benefícios da vacinação, uma vez que as doenças causadas pelo HPV são imunopreveníveis (prevenidas por vacina). Acoplados a esta estratégia, foram realizados dois “Dias D” de mobilização e vacinação; o Programa Saúde na Escola (PSE) levou a vacina até as unidades de ensino; foram ministradas palestras educativas sobre o HPV, explicando as formas de prevenção e informando sobre as doenças relacionadas ao vírus aos adolescentes.
O Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que, também de forma pioneira, Campos passou a vacinar todas as meninas e mulheres portadoras do HIV, de 9 a 26 anos de idade, através do Programa DST/Aids. “Temos uma Vigilância Epidemiológica muita eficaz e estudos internacionais nos permitiram afirmar o aumento da incidência e recorrência do HPV nos soropositivos”, disse o secretário.
- O Ministério da Saúde, em diversas oportunidades e até pelo próprio ministro Alexandre Padilha, elogiou o Programa de Imunização de Campos, sendo ainda hoje o maior do Brasil e o único do Estado do Rio a disponibilizar a vacina contra o HPV, entre outras vacinas que também fomos o primeiro a ofertar para a população, como a vacina contra Hepatite A e a vacina Pneumocócica-13 conjugada valente. O ministro apresentou nosso programa como modelo para outros municípios e o Ministério já havia demonstrado a intenção de implementar a vacina contra HPV em todo o país. Esse fato demonstra que nosso município estava no caminho certo ao se antecipar a essas decisões e oferecer, através de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, uma melhor qualidade de vida para nossa população - concluiu Venâncio.
Leia mais: quase 45 mil doses aplicadas
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional