Notícia no detalhe
Ceia de Natal está 8,5% mais cara em 2012
Fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) comprovaram um aumento de 8,5% nos preços dos produtos da ceia natalina, em relação à 2011. Os dados são fruto de levantamento feito nos dias 3 e 4 deste mês em cinco estabelecimentos comerciais de grande porte na cidade. Esta é a primeira pesquisa feita pelo setor no que se refere aos produtos tradicionais como peru, chester, castanha, panetone e outros, cujo consumo é mais acentuado durante as festividades de Natal e Ano Novo. A próxima pesquisa deverá ocorrer em 15 dias. Os principais aumentos foram constatados entre as frutas e carnes industrializadas. A justificativa para a elevação nos preços das carnes está nos frigoríficos: eles estimam um aumento entre 10% e 15% nos preços de carnes, como forma de repasse de custos que, por sua vez, são originados pelo encarecimento de insumos como milho e soja.
Dessa forma, a ceia de Natal vai acabar pesando no bolso dos que gostam de preservar os costumes tradicionais. As castanhas foram os produtos que tiveram maior alta. A do Pará está, em média, 28,1% mais cara do que no Natal do ano passado e a castanha de caju, 39,1% mais cara, enquanto o panetone teve elevação de preço de 15%, deixando o peru com preços que estão acima 16,6% em relação ao Natal 2011. Os produtos que são normalmente buscados pelos consumidores e típicos de Natal, de acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosângela Tavares, estão chegando aos poucos nas gôndolas e freezeres dos supermercados. As novidades, segundo ela, “só devem estar expostas nos próximos dias”. A procura por bacalhau, quase sempre acontece na semana que antecede o Ano Novo e os demais produtos que são encontrados nas mesas para comemorar o Natal, serão adquiridos na liberação do 13º salário, mais próximo ao dia 25.
Os cuidados na aquisição de frangos temperados, chesters, lombos suínos, perus e outros produtos que levam ingredientes de origem animal precisam ter, na embalagem, o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) – identificação que certifica que os procedimentos estabelecidos na produção dos alimentos seguiram as normas pré-estabelecidas pelo governo federal. Já os vinhos, sucos e refrigerantes também precisam dispor dos procedimentos de fabricação indicados pelo Ministério da Agricultura.
Pesquisa de preços da ceia de Natal 2012 – Confira, aqui, a relação dos produtos pesquisados nos estabelecimentos visitados nos dias 3 e 4 de dezembro, bem como a variação encontrada.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda