Notícia no detalhe
Defesa Civil e Inea/Rio vistoriam obras em Três Vendas
Acompanhados da Defesa Civil Municipal, representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), da cidade do Rio de Janeiro, e da Odebrecht - empresa responsável pela reconstrução dos diques com verbas provenientes do governo federal - vistoriaram, nesta quinta-feira (06), as intervenções dos diques de Boianga I e II. A visita partiu de uma reivindicação da Defesa Civil, que elaborou um documento e o encaminhou ao Ministério da Integração Nacional, mencionando alguns problemas nas intervenções feitas pelo Inea no local.
As obras visam impedir que as águas do Rio Muriaé cheguem à localidade de Três Vendas, que sofreu com o rompimento da BR- 356, sendo inundada no final do ano passado. Os diques de Boianga I e II estavam rompidos desde o ano de 2007, segundo a Defesa Civil Municipal e, com recursos do governo federal de R$ 25 milhões, destinados à recuperação de pontos destruídos, sete diques foram refeitos nas cidades de Campos e Cardoso Moreira.
Entre as reivindicações, a Defesa Civil questionava a inexistência de uma comporta no dique Boianga I e o baixo nível do dique Boianga II. Segundo o órgão, o correto seria a execução de uma obra preventiva em toda a extensão do dique, além da reconstrução do trecho que foi rompido pelo rio Muriaé no ano de 2007. Para elaborar o documento enviado ao governo federal, a Defesa Civil fez nova vistoria no local em agosto deste ano e algumas das reivindicações mencionadas já foram executadas, como a colocação de uma comporta em Boianga I.
- Esta intervenção deveria ser uma obra de reforço pelo Inea, não só de reconstrução na parte que se rompeu, mas em todo o percurso do dique, prevenindo o rompimento pelo Rio Muriaé. Não houve nenhum contato com a Defesa Civil antes dos pontos serem recuperados, ficamos sabendo das intervenções por que alguns moradores da região nos contataram e informaram algumas irregularidades. Nós viemos e constatamos algumas delas, depois encaminhamos o documento ao governo federal e, aí então, o Inea veio até aqui para fiscalizar junto a nós – destacou o comandante do órgão, Henrique Oliveira.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) também foi convidado para participar da vistoria, no entanto, não compareceu. Na opinião do subcomandante da Defesa Civil, major Edisson Pessanha, é de extrema importância que eles reforcem todo o lado da BR-356 em que está o Rio Muriaé. “Estas são intervenções essenciais para a prevenção da inundação da localidade de Três Vendas caso haja nova cheia do rio”, pontua.
Após a vistoria, o Inea vai fazer um trabalho topográfico no local e enviar o relatório com o resultado para a Defesa Civil Municipal, de acordo com o gerente de Obras do Inea, João Carlos Grilo. “Viemos até aqui para verificar as denúncias feitas pela Defesa Civil Municipal. A partir de agora, vamos fazer um trabalho topográfico para avaliar se os locais em que fizemos as recuperações estão realmente abaixo de toda a extensão do dique e enviaremos o relatório para a Defesa Civil com os resultados. Se houver necessidade de aumentar este nível nos trechos, vamos fazer”, ressalta.
Henrique afirmou que o relatório será encaminhado para o Ministério da Integração Nacional, no intuito de reforçar o pedido de intervenções em toda a extensão do dique, não somente dos pontos rompidos, mas, em caráter preventivo, em toda a área.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/12/2025 18:08:47 Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
- 17/12/2025 17:47:13 Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
- 17/12/2025 17:06:24 Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
- 17/12/2025 10:19:42 Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
- 17/12/2025 09:54:47 Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
1712 17h47Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
1712 17h06Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
1712 10h19Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
1712 09h54Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez





















