Notícia no detalhe
Defesa Civil e Inea/Rio vistoriam obras em Três Vendas
Acompanhados da Defesa Civil Municipal, representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), da cidade do Rio de Janeiro, e da Odebrecht - empresa responsável pela reconstrução dos diques com verbas provenientes do governo federal - vistoriaram, nesta quinta-feira (06), as intervenções dos diques de Boianga I e II. A visita partiu de uma reivindicação da Defesa Civil, que elaborou um documento e o encaminhou ao Ministério da Integração Nacional, mencionando alguns problemas nas intervenções feitas pelo Inea no local.
As obras visam impedir que as águas do Rio Muriaé cheguem à localidade de Três Vendas, que sofreu com o rompimento da BR- 356, sendo inundada no final do ano passado. Os diques de Boianga I e II estavam rompidos desde o ano de 2007, segundo a Defesa Civil Municipal e, com recursos do governo federal de R$ 25 milhões, destinados à recuperação de pontos destruídos, sete diques foram refeitos nas cidades de Campos e Cardoso Moreira.
Entre as reivindicações, a Defesa Civil questionava a inexistência de uma comporta no dique Boianga I e o baixo nível do dique Boianga II. Segundo o órgão, o correto seria a execução de uma obra preventiva em toda a extensão do dique, além da reconstrução do trecho que foi rompido pelo rio Muriaé no ano de 2007. Para elaborar o documento enviado ao governo federal, a Defesa Civil fez nova vistoria no local em agosto deste ano e algumas das reivindicações mencionadas já foram executadas, como a colocação de uma comporta em Boianga I.
- Esta intervenção deveria ser uma obra de reforço pelo Inea, não só de reconstrução na parte que se rompeu, mas em todo o percurso do dique, prevenindo o rompimento pelo Rio Muriaé. Não houve nenhum contato com a Defesa Civil antes dos pontos serem recuperados, ficamos sabendo das intervenções por que alguns moradores da região nos contataram e informaram algumas irregularidades. Nós viemos e constatamos algumas delas, depois encaminhamos o documento ao governo federal e, aí então, o Inea veio até aqui para fiscalizar junto a nós – destacou o comandante do órgão, Henrique Oliveira.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) também foi convidado para participar da vistoria, no entanto, não compareceu. Na opinião do subcomandante da Defesa Civil, major Edisson Pessanha, é de extrema importância que eles reforcem todo o lado da BR-356 em que está o Rio Muriaé. “Estas são intervenções essenciais para a prevenção da inundação da localidade de Três Vendas caso haja nova cheia do rio”, pontua.
Após a vistoria, o Inea vai fazer um trabalho topográfico no local e enviar o relatório com o resultado para a Defesa Civil Municipal, de acordo com o gerente de Obras do Inea, João Carlos Grilo. “Viemos até aqui para verificar as denúncias feitas pela Defesa Civil Municipal. A partir de agora, vamos fazer um trabalho topográfico para avaliar se os locais em que fizemos as recuperações estão realmente abaixo de toda a extensão do dique e enviaremos o relatório para a Defesa Civil com os resultados. Se houver necessidade de aumentar este nível nos trechos, vamos fazer”, ressalta.
Henrique afirmou que o relatório será encaminhado para o Ministério da Integração Nacional, no intuito de reforçar o pedido de intervenções em toda a extensão do dique, não somente dos pontos rompidos, mas, em caráter preventivo, em toda a área.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda