Notícia no detalhe
Religião e Religiosidade em debate no Café Literário
“Religião e Religiosidade” foi o tema abordado nesta quinta-feira (29) no Espaço Café Literário da 7ª Bienal do Livro – Leitura que muda o mundo, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Participaram da mesa o escritor Frei Betto, o professor de Teologia da Faculdade Unida, presbiteriano independente, Júlio Zabatiero; e o pastor da 2ª Igreja Batista de Campos, Éber Silva. A mediação coube ao diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, Jefferson Azevedo. O evento teve a presença na plateia da prefeita Rosinha Garotinho.
Os três convidados falaram sobre a relação entre fé e ciência. Para o pastor Éber“a fé ao contrário de ser antagônica à ciência nos faz entendê-la melhor.
– Fé e ciência podem se encontrar como companheiras quando as duas se colocam a serviço do próximo– comentou Júlio. Frei Betto se mostrou favorável à ciência. –Não posso querer que a fé desconsidere a ciência. Nenhum de nós vive sem a ciência. O ato de cozinhar está baseado na ciência. Os óculos que usamos têm ciência. Uma grande prova de que a gente tem fé na ciência é o avião– explicou o escritor.
Frei Betto continuou falandomais especificamente sobre a questão da fé. – Existem dimensões na vida que não cabem na razão, como o amor e a compaixão. A razão é a imperfeição da inteligência. A evolução não tem uma finalidade. A religião é mais natural do que a ciência, mais compatível com o cotidiano do ser humano. Hoje em dia tem muito pastor e padre cobrando o caminho, mas ele faz questão de cobrar o pedágio – disse um incisivo Frei Betto, que foi muito aplaudido pelo público.
O escritor que ficou preso durante quatros no período da Ditadura Militar no Brasil também comentou sobre o Golpe de 64, que teve a participação dos Estados Unidos; e o problema do fundamentalismo na política, não só no Brasil como nos Estados Unidos, afirmando que “todos nós somos fundamentalistas”, numa autocrítica e para conscientização da sociedade.
- Nos Estados Unidos, o nome de Deus é pronunciado em vão. Existe uma religiosidade cínica que impera no país. Até hoje os Estados Unidos mantêm Porto Rico sobre a bota. Os Estados Unidos têm uma base naval nas costas de Cuba. Eu creio que a religião pode ser o ópio do povo, como disse Marx, mas também pode ser um fator de libertação – acredita Frei Betto.
Em seguida, os debatedores discutiram sobre o ensino de religião na escola. “É preciso que o ensino de religião na escola seja um ensino honesto. É preciso que o Estado não seja indiferente ao ensino religioso”, considerou Júlio, afirmando ainda que o cristianismo é muito chegado ao dinheiro e ao espetáculo. “É fundamental que a escola pública no Brasil ensine religião, mas de maneira amorosa”, concluiu Júlio.
Pastor Éber respondeu a uma pergunta da plateia sobre o versículo João 14-6, que diz que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. –Jesus é a única referência de caminho que a gente tem– afirmou. Júlio concluiu: –Deus fez o ser humano reto e este procura explicações sem fim.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















