Notícia no detalhe
Religião e Religiosidade em debate no Café Literário
“Religião e Religiosidade” foi o tema abordado nesta quinta-feira (29) no Espaço Café Literário da 7ª Bienal do Livro – Leitura que muda o mundo, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Participaram da mesa o escritor Frei Betto, o professor de Teologia da Faculdade Unida, presbiteriano independente, Júlio Zabatiero; e o pastor da 2ª Igreja Batista de Campos, Éber Silva. A mediação coube ao diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, Jefferson Azevedo. O evento teve a presença na plateia da prefeita Rosinha Garotinho.
Os três convidados falaram sobre a relação entre fé e ciência. Para o pastor Éber“a fé ao contrário de ser antagônica à ciência nos faz entendê-la melhor.
– Fé e ciência podem se encontrar como companheiras quando as duas se colocam a serviço do próximo– comentou Júlio. Frei Betto se mostrou favorável à ciência. –Não posso querer que a fé desconsidere a ciência. Nenhum de nós vive sem a ciência. O ato de cozinhar está baseado na ciência. Os óculos que usamos têm ciência. Uma grande prova de que a gente tem fé na ciência é o avião– explicou o escritor.
Frei Betto continuou falandomais especificamente sobre a questão da fé. – Existem dimensões na vida que não cabem na razão, como o amor e a compaixão. A razão é a imperfeição da inteligência. A evolução não tem uma finalidade. A religião é mais natural do que a ciência, mais compatível com o cotidiano do ser humano. Hoje em dia tem muito pastor e padre cobrando o caminho, mas ele faz questão de cobrar o pedágio – disse um incisivo Frei Betto, que foi muito aplaudido pelo público.
O escritor que ficou preso durante quatros no período da Ditadura Militar no Brasil também comentou sobre o Golpe de 64, que teve a participação dos Estados Unidos; e o problema do fundamentalismo na política, não só no Brasil como nos Estados Unidos, afirmando que “todos nós somos fundamentalistas”, numa autocrítica e para conscientização da sociedade.
- Nos Estados Unidos, o nome de Deus é pronunciado em vão. Existe uma religiosidade cínica que impera no país. Até hoje os Estados Unidos mantêm Porto Rico sobre a bota. Os Estados Unidos têm uma base naval nas costas de Cuba. Eu creio que a religião pode ser o ópio do povo, como disse Marx, mas também pode ser um fator de libertação – acredita Frei Betto.
Em seguida, os debatedores discutiram sobre o ensino de religião na escola. “É preciso que o ensino de religião na escola seja um ensino honesto. É preciso que o Estado não seja indiferente ao ensino religioso”, considerou Júlio, afirmando ainda que o cristianismo é muito chegado ao dinheiro e ao espetáculo. “É fundamental que a escola pública no Brasil ensine religião, mas de maneira amorosa”, concluiu Júlio.
Pastor Éber respondeu a uma pergunta da plateia sobre o versículo João 14-6, que diz que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. –Jesus é a única referência de caminho que a gente tem– afirmou. Júlio concluiu: –Deus fez o ser humano reto e este procura explicações sem fim.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles