Notícia no detalhe
Leituras na Caverna: Xilogravura com Nireuda Longobardi
Quem foi à 7ª Bienal do Livro, na tarde desta segunda-feira (26), pode conferir a Oficina de Xilogravura com a escritora, professora de artes e ilustradora, Nireuda Longobardi. A Bienal, acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) de 23 de novembro a 02 de dezembro, das 10h às 22h. O evento está montado em uma área de 4 mil metros quadrados, em ambiente climatizado e com internet livre.
A atividade aconteceu no espaço Leituras na Caverna e contou com a presença de alunos da Escola Municipal EvanirJosé Gaia, além das crianças que estavam a passeio com os pais. O público pode conferir no estande explicações sobre o que é a xilogravura. Histórias do livro “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel” foram contadas, como também a lenda sobre o guaraná e, ainda, puderam participar da oficina de gravura, onde o material foi distribuído.
A escritora, Nireuda Longobardi, falou da sua satisfação em estar fazendo parte de uma bienal do interior do estado e ainda falou um pouco do seu trabalho. “É uma honra. Fiquei muito feliz pelo convite. Toda a estrutura da Bienal está linda, a cidade está de parabéns. A população tem que estar muito feliz de poder ter uma estrutura dessa. Todos têm que prestigiar. Gosto de estar perto dos leitores, o contato deles com os escritores é super importante. As crianças, com isso, vêem a leitura de uma maneira mais divertida”, informou Nireuda.
A xilogravura é um desenho feito na madeira. As crianças fizeram a atividade no isopor para mais segurança. Usaram o isopor, palitos de churrasco, rolo, tintas e papel de seda. Nireuda ainda informou que as escolas deveriam adaptar esta prática com seus alunos, usando isopor, argila ou papelão e os outros materiais.
Fernanda Villas Novas, 45, dona de casa, levou a sua filha, Maria Luiza Villas Novas e uma amiga Laura de Souza no espaço e destacou a importância da criatividade ser inserida com esta prática no colégio. “Falta nas escolas mais criatividade para trabalharem com as crianças. As meninas adoraram, ficaram superatentas e, na hora da prática, se esbaldaram. A contação das histórias também foi bastante interessante, histórias dos nossos avós que os pequenos puderam conhecer. Foi legal”, informou Fernanda.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















