Notícia no detalhe
Humor, relacionamento e censura no Café Literário
No terceiro dia da 7ª Bienal do Livro de Campos, o público se rendeu ao humor na mesa que teve a participação do humorista do Programa Casseta e Planeta da Tv Globo, Reinaldo, que imitava o Zagallo, Itamar franco, entre outros; o roteirista Cláudio Torres, e Mirian Goldenberg, que tem uma tese de doutorado sobre Leila Diniz. A mediação coube ao humorista campista Toninho Ferreira.
Reinaldo contou que, nesses anos todos em que ele faz humor no Casseta e Planeta, os integrantes do programa nunca foram processados. “Humor não combina com Ditadura. Tentaram proibir o humor político mas não conseguiram. O Brasil seria um país ridículo se fizesse isto”, afirmou Reinaldo, que no final fez uma piada com a presidente Dilma, chamando-a de “coroa poderosa”, pegando uma carona com a socióloga Mírian Goldenberg, quando se referiu às mulheres que não gostam de ser chamadas de "coroas".
Cláudio Torres ressaltou que a tentativa de se proibir o humor político gerou uma mobilização dos humoristas, que fizeram uma passeata, que teve repercussão internacional. “A passeata foi no domingo e na terça o decreto-lei caiu. A repercussão foi internacional. Dei até entrevista para a Al Jazira. Imagina a Al Jazira achando a lei autoritária”, brincou Cláudio Torres.
Mirian Goldenberg aproveitou o gancho e falou da necessidade das pessoas brincarem mais. “Tem uma pesquisa que mostrou que as coisas que as pessoas gostam mais de fazer no mundo todo é comer, transar e brincar. Então é preciso que as pessoas brinquem mais, riam mais de si mesmas”, disse Mirian.
Últimas Notícias adicionadas
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















