Notícia no detalhe
Obra de José Cândido de Carvalho para o público infantil
A obra do escritor campista José Cândido de Carvalho vem ganhando uma nova roupagem, com apresentações criativas e um texto, totalmente, adaptado para o público infantil. Na manhã desta segunda-feira (24) a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, através do Departamento de Literatura, dando continuidade ao projeto “O Invencioneiro e suas criaturas”, encantaram alunos e professores da Escola Municipal Lions II, que estiveram na Biblioteca Infantil Lúcia Miners, no Palácio da Cultura para conferir a apresentação.
De acordo com a coordenadora, diretora e atriz do projeto, Márcia Terra, a primeira montagem da peça foi há dois anos. Na época, os adultos eram o público alvo pela complexidade da obra do autor. “Por que não estender os textos do ilustríssimo José Cândido para o público infantil?”, questionou Márcia.
A partir daí, a coordenadora readaptou os textos para uma linguagem acessível às crianças, e transformou a complexa obra do autor em um verdadeiro espetáculo infantil. “Em 2014, nosso magnífico escritor José Cândido de Carvalho completaria 100 anos. E o nosso principal objetivo é que este espetáculo atinja um grande número de escolas possíveis, pois sabemos que muitas dessas crianças não conhecem ou nunca ouviram falar de suas obras fantásticas. Com essa peça, conseguimos transmitir um pouco da beleza de seus textos”, explicou Márcia.
Com brilho nos olhos, os cerca de 30 estudantes, com idades entre 9 e 12 anos, se divertiram e aprenderam um pouco da literatura do escritor campista. “O espetáculo fica mesclado em atores e bonecos. É uma brincadeira lúdica muito prazerosa, pois é muito bom trazer esse conhecimento para cada uma dessas crianças, informando quem foi e o que fez José Cândido de Carvalho. Tudo isso em uma linguagem que se aproxima da realidade infantil, com teatros de bonecos e fantoches”, ressaltou Márcia Terra, acrescentando que, além dela, a equipe também é composta pelos atores Cristiane Silva e Jhonattan Reis.
Nesta quarta-feira (26), alunos das Escolas Municipais Tarcísio Miranda e Maria Lúcia, estarão no espaço literário para conferirem a apresentação.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional