Notícia no detalhe
Creas realiza palestra sobre “O Direito e as Leis”
As advogadas Rosemary Gusmão e Celina Macabu, que ofertam atendimento jurídico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) III, realizou nesta quinta-feira (20), palestra com o tema “O Direito e as Leis”, direcionada as usuárias atendidas pelo programa e que fazem parte do grupo Reflexões em seu Cotidiano. As reuniões acontecem duas vezes ao mês, onde são abordados diferentes temas relacionados à violação de direito da mulher decorrente de violência doméstica intrafamiliar e de gênero.
A violência doméstica é considerada um problema, que possui raízes profundas na organização social, nas estruturas econômicas e na sociedade. As políticas de proteção e segurança existem para mulheres vítimas de violência. Entretanto é preciso avançar, tanto na prevenção como na ampliação de políticas da reversão da dependência financeira, elevando a auto-estima, fortalecimento da capacidade da representação e participação na sociedade, tudo isso, para criar e condições favoráveis à auto-estima pessoal e coletiva.
De acordo com advogada Celina Macabu, as orientações para usuárias atendidas pelo órgão são de extrema importância para destacar as modificações da Lei Maria da Penha e, também, as questões de referência à Vara de Família, alimentos, divórcios e outros. “O nosso objetivo é reunir as usuárias atendidas para que todas elas possam tirar suas dúvidas com casos diversos”, concluiu a advogada.
Segundo a Diretora de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, essas palestras oferecidas às usuárias que sofrem violência doméstica fazem parte da metodologia do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduo, desenvolvidas em todos os Creas. “A expectativa da sociedade é que ampliem as políticas e qualifiquem as ações já existentes”, acrescenta.
De acordo com a coordenadora do Creas, Terezinha Vidal, cerca de 600 famílias está sendo acompanhadas durante todo o mês. De maio de 2011 a setembro deste ano, o Creas recebeu um aumento de 100% de novos casos de violência contra a mulher. “A partir da Lei Maria da Penha a mulher ganhou respaldo para fazer as denúncias contra as violações. O nosso objetivo e ofertar acolhida e escutar as usuárias em atendimento, fazendo com que elas possam refletir sobre o desenvolvimento do enfretamento da situação de violência”, completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles