Notícia no detalhe
Procon: palestras pelos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor
Em comemoração aos 22 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das leis mais utilizadas e respeitadas no Brasil, o Procon de Campos vem realizando várias ações de conscientização no município. Nesta sexta-feira (14), a secretária executiva do Procon, Rosângela Tavares, ministrou palestra no núcleo da Terceira Idade de Conselheiro Josino de orientação dos direitos do consumidor e, ainda, alertou sobre os cuidados que os idosos devem ter em várias situações.
- Nossa preocupação foi orientar os direitos do consumidor na Terceira Idade e da gratuidade do transporte para os idosos acima de 60 anos com renda até dois salários mínimos, além da gratuidade de duas vagas nos ônibus interestaduais e da garantia de que, preenchidas as vagas, o consumidor terá direito a 50% de desconto em qualquer outro assento – informa Rosângela.
Durante a palestra, houve orientação aos pensionistas e aposentados quanto ao cuidado ao pegar novos empréstimos. “Um segundo empréstimo só deverá ser pego quando 80% do anterior estiver quitado. Deverá ser observado que os juros não poderão ultrapassar 2,14%. Outro alerta importante é de que as contas inativas devem ser canceladas para evitar cobranças de serviço”.
Rosângela explica que o público apresentou dúvidas em relação a operadoras telefônicas na oferta de novos pacotes em que a cobrança está sendo feita com duplicidade. “Eles oferecem pacote mais barato e, depois, enviam a cobrança de duas contas, por isso, é necessária a exigência do cancelamento do plano antigo”.
Veja aqui outros alertas feitos durante a palestra:
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















