Notícia no detalhe
II Conferência de Cultura inscreve gestores, entidades e artistas
Todos os gestores culturais, entidades, artistas de todos os gêneros podem se inscrever e participar da II Conferência Municipal de Cultura. O objetivo principal do evento é discutir as questões culturais do município, contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e para o exercício da cultura como estratégia política do governo.
Quem quiser se inscrever poderá fazê-lo em diferentes pontos: Fundação Teatro Trianon, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, na Faculdade de Filosofia e na Secretaria de Cultura. “Para participar, a pessoa, necessariamente, não precisa ser ligada a instituições”, informou o secretário Orávio de Campos.
Programa – O evento, que terá como tema central Sociedade, Identidade, Pertencimento, será aberto nesta quinta-feira (13) no Teatro Trianon, a partir das 18.. A palestra será do professor Aristides Arthur Soffiati Netto e, logo após, os conferencistas terão a oportunidade de apreciar um concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Luis Maurício Carneiro.
Na sexta-feira (14), na Faculdade Filosofia de Campos, na parte da manhã, haverá duas palestras. A primeira, às 9 horas da manhã, com o professor Flávio Aniceto, do Ministério da Cultura (MinC), cuja abordagem será “Os sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura”; e a segunda será proferida pelo professor Delmar Cavalcanti, da Secretaria Estadual de Educação (Seec-RJ), que dissertará sobre o tema “Políticas culturais para os municípios”. À tarde, vão se reunir nove câmaras temáticas para apresentar suas reivindicações.
No sábado (15), também na Faculdade de Filosofia, haverá a leitura final da conferência, com debate e aprovação das estratégias e o encerramento vai ocorrer por volta das 12 horas com a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, através da escolha a ser feita pelo colegiado, representado pelos delegados inscritos pelas entidades culturais.
Estão sendo chamados atores culturais que atuam em Música (Popular e Erudita), Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais (Gráficas, Fotografias, Pintura, Escultura, Designer), Artes audiovisuais (Cinema, TV, Rádio, Vídeos), Literatura (Edições, Bibliotecas, Associações Artísticas e Literárias), além de outras associações de classes.
Também estão sendo convidados setores ligados Patrimônio Cultural (Museus, Arquitetura, Arqueologia), Cultura Popular (Carnaval, Grupos Étnicos, Artesanato, Folclore), Espaços Alternativos da Cultura (Animação Cultural, Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros) e Entidades de Pesquisas Culturais (universidades e centros de ensino superior voltados para o campo de pesquisa).
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
- 01/05/2026 08:07:47 Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
- 01/05/2026 08:00:58 Prefeitura deposita saldo de maio do Cartão Goitacá nesta sexta-feira
Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
0105 08h07Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
0105 08h00Prefeitura deposita saldo de maio do Cartão Goitacá nesta sexta-feira
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















