Notícia no detalhe
Esperança renovada entre casais que querem filhos
Com a disponibilidade cedida pela prefeitura, de oferecer gratuitamente tratamento para mulheres que possuem o sonho de engravidar, o município encontra-se na rota dos grandes centros de pesquisa avançada do país no que tange à fertilização humana. Instalado nas dependências do Hospital Escola Álvaro Alvim, o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense é hoje um referencial na técnica pioneira de fertilização in vitro, denominado INVO. O setor foi criado contando com o respaldo do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que investiu aproximadamente R$ 900 mil no projeto de implantação.
A sigla inglesa, que tem como significado dispositivo de cultivo intravaginal, é um método mais natural e menos invasivo e fez do município de Campos o pólo pioneiro na iniciativa, contando com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde janeiro do ano passado. Um dos pontos de maior ênfase nesse novo procedimento médico aconteceu com o nascimento, no dia 23 de agosto de 2011, de Maria Vitória Souza Barbosa – com quase três quilos - o primeiro bebê gerado pela técnica dos pesquisadores campistas. Matérias foram veiculadas, a partir do nascimento de Maria Vitória, em jornais, sites e tabloides de todo o mundo.
Hoje com mais de 8 Kg, Maria Vitória tornou-se um símbolo vivo do sucesso da nova empreitada realizada em Campos dentro da área da saúde e reprodução humana. Sendo responsável pela realização e vinda do INVO para o município, o coordenador Francisco Augusto Colluci diz que a demanda é intensa, com média mensal de 150 pacientes que, já cientes de que querem engravidar, se dirigem ao centro. Dr. Colucci frisa, também, que a média de concepção com a nova técnica é de mais de 40%.
- Esse realmente foi um avanço dentro da medicina e ciência. Permite um reavivamento da esperança entre casais que querem, a todo custo, engravidar. Além desse pioneirismo no processo de reprodução humana, contamos com a questão tempo: enquanto no restante do país – inclusive em São Paulo – a fila de espera por um tratamento assim é de cinco anos, em Campos conseguimos realizá-lo entre mulheres na faixa dos 24, 25 anos até uns 44, dentro de um período de seis meses - destacou Colucci.
Novos métodos – Sendo motivo de explanação em outros centros, como na capital paulista – em congressos sobre reprodução humana e assistida – o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense desenvolve mais dois métodos: um que se baseia no DNA para tratamento do sêmen e o NIDACON, onde procedimento médico insere um óvulo fecundado na placenta da paciente, para cultivo de embriões. Quanto ao INVO, Colucci é enfático ao afirmar que “o processo mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura, dotando o embrião de todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Essa cápsula biológica fica no corpo da mãe, unindo óvulos e espermatozoides por três dias. Depois, já formado, o embrião é retirado da cápsula e trazido para o útero, sem qualquer utilização de laboratório e resgata assim, com tudo resolvido, a esperança para o casal que anseia, há anos, gerarem um filho”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda