Notícia no detalhe
Horta nas Escolas: garantia de alimentação saudável
Mais de mil alunos 12 unidades escolares da rede municipal participam do Programa Horta nas Escolas, implantado em 2010. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, a Secretaria de Educação atua diretamente na reeducação alimentar dos alunos, nos conhecimentos sobre sustentabilidade e no ensino de matemática e ciências.
Segundo a secretária de Educação, Joilza Abreu, é importante que as crianças tenham uma alimentação saudável. “Nosso objetivo é criar o hábito da alimentação saudável, além do aprendizado que os alunos têm com as disciplinas de ciências, matemática e meio ambiente, onde são trabalhadas atividades interdisciplinares”, destacou.
Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, os alunos plantam, regam e colheram os alimentos, que são consumidos por eles mesmos, na hora das refeições na escola e até em casa.
Os alunos do GI, Kaylan Oliveira da Conceição, de 6 anos, e Yan Vidal de Souza, de 7, consideram a atividade, um ato prazeroso. “Nós adoramos regar as plantas e colher e depois a gente come as verduras e os legumes”, revelaram.
- As atividades da horta estão inseridas no Programa Mais Educação. Os alunos consomem os alimentos da horta nas refeições na escola e ainda têm a oportunidade de levar para casa. Eles aprendem a regar, a plantar, colher e comer, pois eles têm a oportunidade de conhecer melhor os alimentos - destacou a coordenadora do Mais Educação na escola, Tânia Valéria Martins dos Santos.
O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, ressaltou que o programa atua na reeducação alimentar. “Os alimentos plantados são ricos em nutrientes e enriquecem a alimentação, favorecendo a digestão, pois são ricos em fibras”, enfatizou.
- As crianças precisam sentir interesse em comer alimentos, como legumes e verduras. O programa incentiva este hábito saudável. “Elas ajudam a plantar, a colher e sentem prazer em comer os alimentos que ajudaram a plantar – completou o secretário.
O técnico agropecuário Marco Aurélio Azevedo da Costa, responsável pelas hortas nas escolas, destacou a importância deste trabalho. “Esta ação é uma valorização do alimento saudável. Os alunos participam ativamente da produção nas hortas e desta forma, passam a conhecer as verduras e os legumes”, disse. “As hortas são simbólicas. Elas não abastecem uma escola. O objetivo é incentivar a alimentação saudável”, lembrou.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado