Notícia no detalhe
Arquivo Público vai comemorar nove anos no dia 18
O Arquivo Público Municipal de Campos completa no dia 18 de maio nove anos de existência. Para comemorar a data, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial, que começa na terça-feira (18), às 16h, com uma solenidade onde serão informadas as atividades realizadas pelo Arquivo Público. Na oportunidade, será lançado o Caderno “Campos Capital. Os interesses econômicos e políticos distantes do povo”, resultado de uma pesquisa do historiador Cristiano Pluhar.
Ainda durante a programação de aniversário, o diretor do arquivo do Estado de São Paulo, o professor de História da USP Carlos Bacellar, proferirá uma palestra onde vai falar da implantação do Sistema Estadual de Arquivos de São Paulo, que ele coordena. Também estará presente o diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, que vai dar detalhes sobre a publicação do manuscrito de Couto Reys, um levantamento sobre os aspectos políticos e econômicos da região no final do século XVIII.
O diretor do Arquivo, Carlos Freitas, adianta que o texto que descreve o mapa de Couto Reys já foi revisado duas vezes e está em fase de editoração: “A cópia digital do mapa já foi feita e devemos imprimir o livro até o final do ano”, informou Freitas, que acrescentou: “Couto Reys descreveu de maneira minuciosa a natureza e os animais da região, com o nome dos proprietários de terra, o tamanho das propriedades, quantos bois, quantos escravos, etc. Ele foi precursor de Alberto Lamego, que o cita em ‘Terra Goytacá’”
A programação do dia 18 será encerrada com o Jongo, tradicional dança de origem africana. Nos dias 19, 20 e 21 de maio, das 13 às 17 h, será ministrado no Arquivo Público pela Associação Cultural do Arquivo, o Curso de Conservação de livros e documentos, com a carga horária de 12 horas. O investimento é deR$ 20 e as inscrições podem ser feitas no próprio Arquivo ou pelo email: arquivodecampos@arquivodecampos.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2733-9999.
História - A instalação do Arquivo Público no Solar do Colégio foi possível graças a uma iniciativa do então vereador, atual Secretário de Governo, Dr. Edson Batista, numa parceria entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O prédio é do Estado e foi cedido para abrigar o Arquivo pelo então governador Anthony Garotinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















