Notícia no detalhe
Culinária afro remete alunos ao passado
Gengibre, pimenta, camarão, repolho. Esses são os ingredientes básicos na feitura do chiada, bolinho que é servido como entrada e um dos petiscos da culinária afro que as alunas da parte da manhã, na Fundação Zumbi dos Palmares, estão aprendendo com a professora Rita Souto. Esse e mais outras centenas de pratos estarão sendo aprendidos pelos alunos que estão tendo aulas no Curso de Culinária Afro, oferecido gratuitamente pela instituição desde o dia 11 de agosto.
Mesmo com inscrições ainda em aberto, o curso promete ser um dos destaques dentro da Zumbi, já que a gama de pessoas interessadas – independente da idade – só cresce a cada dia. Para se ter uma idéia, pela manhã são18 aprendizes, à tarde mais 27 e no turno da noite a demanda está em 30 pessoas, com interessadas jovens na faixa dos 16, 17 anos até a mais madura das alunas, uma senhora de 70 anos.
Além da parte teórica, conforma a professora Rita destaca, existe a prática, com a cessão de uma cozinha dentro da própria fundação, onde todas podem manusear, conhecer de perto e lidar com cada alimento. Na primeira fase são aprendidos pratos com frutos do mar, depois são conhecidas as formas de se fazer comidas com bovinos e suínos, a seguir as aves e, por fim, as sobremesas.
Receptividade – Rita Souto ou simplesmente Rita Baiana, veio para residir em Campos há 12 anos e desde então aprendeu a criar um elo de amor à terra, mas nunca deixando de lado a oportunidade de difundir suas raízes e por meio do convite da Fundação Zumbi, está tendo esta chance e, segundo ela, está surpreendendo-a: “As pessoas que vêm participar do curso são bem receptivas, interessadas e estão me surpreendo. Estou com um grupo de jovens na faixa dos 16 anos que buscam lidar com a culinária afro, terem um diferencial dentro da cozinha e até mesmo poderem fazer pratos, tanto para elas quanto para amigos, já que muitas moram em repúblicas ou mesmo querem ter uma atividade”, frisou Rita.
Livro – Dentre as atividades que acontecerão dentro do Curso de Culinária Afro, existe a confecção de um livro – já na segunda edição – contendo todas as receitas praticadas nas aulas e a expectativa é que haja a apresentação do mesmo na 7ª Bienal do Livro, que transcorrerá ainda este ano ou mesmo no final de novembro. Outra importante atividade e que servirá de teste para qualificá-las, é a formalização de um prato feito em equipe. Mas cada passo é dado com a certeza de que aprenderam a lidar com os ingredientes, os diferentes tipos de tempero e alimentos, respeitando a região e suas características. “No núcleo do Imbé, que logo estará sendo colocado em atividade, vamos também desenvolver essas aulas às sextas-feiras pela manhã, aproveitando os produtos que utilizam normalmente, como a mandioca”, confirmou Rita Baiana.
Apeté – “Meu Deus, quando me recordo do apeté, me dá água na boca”. Essa é a declaração entusiasmada de uma das alunas – Maria das Graças Pinto da Anunciação – que, mesmo com seus 61 anos, não deixa de lado o encantamento que está tendo com o curso e destaca: “Vim do Rio, partindo do Maranhão e moro aqui em Campos há oito anos. Tive conhecimento do curso quando vim com um vizinho fazer a inscrição dele nas aulas de inglês e me apaixonei. Esta é a terceira aula com a Rita e estou adorando, amando. Nunca tive uma oportunidade como essa!”.
O Curso de Culinária Afro acontece todas às terças-feiras, das 9 às 11h. À tarde acontece das 14h às 17h e, no turno da noite, das 18h às 22h.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda