Notícia no detalhe
Alunos da E.M. Pequeno Jornaleiro descobrem asteróides
As galáxias que se cuidem, pois três alunas da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro estão desbravando o universo. Elas descobriram dois asteróides, através de pesquisas que as permitem ir além da sala de aula.
O trabalho de Paloma Soares, de 13 anos; Joyce Caroline Moço e Lhúrya Pereira dos Anjos, de 12, realizado no laboratório de informática da escola, é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira.
– A confirmação é importante para que a descoberta dos asteróides seja reconhecida pelo Minor Planet Center, que faz o registro, e pela União Astronômica Internacional (IAU), que dá nomes aos asteróides – informa.
Marcelo ressalta que grupos do mundo inteiro aguardam o recebimento de pacotes que permitem as análises. “Nossos grupos recebem de três a cinco pacotes por semana. Os grupos têm até o dia 18 de setembro para enviar as análises para a International Asteroid Search Campaingn (Iasc). Ao todo, 10 alunos da Escola Pequeno Jornaleiro participam das observações.
Para as alunas do grupo que fez a nova descoberta, esta é uma grande oportunidade. “Acho muito interessante. É uma nova oportunidade, porque nunca tivemos este trabalho na escola. Ainda não sei o que vou ser quando crescer, mas o caminho pode ser a astronomia”, diz a estudante Joyce Caroline Moço.
Paloma Soares tem certeza da carreira que vai seguir. “Eu gosto muito de astronomia e fiquei muito feliz em poder participar e ser escolhida entre tantos alunos. Pretendo continuar pesquisando e me tornar astrônoma”, declara. A outra integrante do grupo, Lhúrya Pereira dos Anjos, sonha em ser uma astronauta. "É muito importante participar deste projeto e saber mais sobre o que tem no universo”, afirma.
No dia 16 deste mês, outro grupo de cinco alunos da escola confirmou a descoberta de dois asteróides, através da análise de imagens enviadas pela International Asteroid Search Campaingn (Iasc). O trabalho foi realizado pelos estudantes Nilson Carlos Rosa, Victória Fernandes Silva, Lhúrya Pereira dos Anjos, Renata Chagas e Eduarda Pessanha Pereira. Os nomes destes alunos já fazem parte da lista de grupos que confirmaram ou descobriam asteróides.
A indicação da escola para participar do projeto foi feita pela Coordenação de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. “O que mais impressiona é a autoestima dos alunos, que fica elevadíssima”, declara a coordenadora de Ciências do 6º ao 9º ano, da Smec, Carla Sales, que considera fundamentais o trabalho em equipe e a integração dos alunos.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional